No dia 07 de agosto de 2020 um bombardeiro Rockwell B-1B Lancer decolou da Andersen AFB, na ilha de Guam no Pacífico, para realizar manobras conjuntas na região Indo-Pacífico com a Koku-Jieitai, ou Japanese Air Self-Defense Force (JASDF) e com o grupo de batalha capitaneado pelo porta-aviões USS Ronald Reagan (CVN-76).
As operações conjuntas ocorreram na região próxima ao Japão, e tiveram o objetivo de melhorar a operacionalidade e sinergia entre a USAF e a JASDF. Estiveram envolvidos nas missões um B-1B do 37th Expeditionary Bomb Squadron (37th EBS), oito Mitsubishi F-2 e seis Mitsubishi F-15J da Koku-Jieitai.
“A oportunidade de treinar ao lado dos nossos aliados nesta região é uma experiência inestimável para nossos aviadores. Destacamos o nosso compromisso contínuo com os nossos aliados, afim de manter as capacidades combinadas sempre integradas,” disse o Lt. Col. Lincoln Coleman, comandante do 37th EBS
Além da operação com a JASDF, o B-1B do 37th EBS também conduziu operações conjuntas de com as unidades de ataque do USS Ronald Reagan (CVN-76) no Mar do Japão.
“A integração com nossos parceiros é essencial para garantir a capacidade de pronta-resposta e letalidade da nossa força combinada, com a finalidade de manter a região Indo-Pacífico livre e aberta”, disse o USN CDR Joshua Fagan, oficial de operações aéreas da Task Force 70, do USS Ronald Reagan.
Os B-1 que operam a partir de Guam, são oriundos do 28th BW sediados originalmente na Ellsworth AFB, na Dakota do Sul. O esquadrão que integra a 37th Expeditionary Bomb Squadron “Tigers”, está desde 2017 deslocado para o Pacífico, para manter ativa na região a Força-Tarefa de Bombardeiros de longo alcance. As tripulações dos B-1B do 37th EBS frequentemente treinam ao lado de aliados e parceiros, visando manter a capacidade operacional e garantir a superioridade na vasta região do Indo-Pacífico.