B-1B Lancer da USAF lança míssil JASSM em treinamento no Oriente Médio. Bombardeiros B-1B Lancer da USAF voaram do Reino Unido para o Catar, em missão de treinamento conjunta de longo alcance. Durante o exercício, diversos tipos de armas foram empregadas.
Conforme noticiamos, quatro B-1B da 7ª Ala de Bombardeiros (7th BW) da USAF, sediada na Base Aérea de Dyess, no Texas (EUA), chegaram ao Reino Unido em 23 de maio. Eles compõem o 9º Esquadrão de Bombardeiros Expedicionário (9th EBS), parte da Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF) Europe 2023-3 (detalhes aqui).
Apesar das imagens e vídeos divulgados nas redes sociais da USAF, os detalhes do treinamento são poucos. De acordo com as informações disponíveis, os “Bonies” (apelido dos B-1B) voaram da RAF Fairford até o Golfo Pérsico. Durante a missão foram lançadas bombas guiadas GBU-38 JDAM (Joint Direct Attack Munitions) e armas de ponta, como os mísseis AGM-158 JASSM (Joint Air-to-Surface Standoff).
“Um míssil ar-superfície AGM-158A foi lançado em 08 de junho, na área de responsabilidade do Comando Central dos EUA, durante uma missão da Força-Tarefa de Bombardeiros, em conjunto com cinco nações aliadas e outras forças de coalizão. Esta missão BTF em particular foi histórica porque foi a primeira vez que o AFCENT aplicou vários tipos de armas e praticou o emprego contra alvos simulados”, informou o comunicado que acompanhou o vídeo (acima) divulgado pela USAF.
Analistas cruzaram dados disponíveis obtidos em diversas fontes, e estimam que o lançamento do JASSM teria ocorrido em uma região no centro da Jordânia.
This BTF mission which flew from the UK to an 'undisclosed location' in @CENTCOM's AOR was the first time AFCENT flew multiple weapons types against multiple targets. They released a video of an AGM-158 striking a target I geolocated to ~30km W of Muwaffaq Salti AB in Jordan. https://t.co/UgK7cpHksz pic.twitter.com/hnEptPahw9
— IntelWalrus (@IntelWalrus) June 8, 2023
O míssil AGM-158A JASSM é uma munição guiada de ata precisão, que utiliza uma combinação de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e sistemas de navegação inercial para guiá-lo até seu alvo. Além disso, o míssil também possui datalink que permite receber atualizações e direções de plataformas terrestres ou aéreas para ajustar sua trajetória e o tempo de voo até o alvo. Especialistas afirmam que o AGM-158 JASSM é arma de ataque terrestre mais potente dos bombardeiros Rockwell B-1B.
Em alguns pontos da missão de longo alcance, os B-1B Lancer da USAF foram escoltados por caças de nações aliadas. Além disso, aviões-tanque ofereceram suporte de reabastecimento em voo para que os “Bonies” pudessem executar a missão sem a necessidade de escala técnica.
@FFO