Em 30 de setembro, dois bombardeiros estratégicos supersônicos Rockwell B-1B Lancer da USAF, alocados na 34th Expeditionary Bomb Squadron, conduziram uma missão conjunta BTF (Bomber Task Force – Força-Tarefa de Bombardeiros) na região Indo-Pacífico.
Os bombardeiros decolaram de Andersen AFB, Guam, com o código-rádio “SPICY 21”, e realizaram treinamento conjunto com caças F-15J Eagle da Koku-Jieitai, ou JASDF (Japan Air-Self Defense Force/Força Aérea de Autodefesa do Japão), e uma aeronave de ataque eletrônico E/A-18G Growler da US Navy, sediada na Misawa Air Force Base, Japão. Os exercícios ocorreram na região do Mar do Japão, aproveitando o deslocamento do elemento de B-1, que estavam retornando para a sua base, em Ellsworth AFB, Dakota do Sul.
“A confiança mútua e a interoperabilidade entre o Koku-Jieitai e a USAF foram aprimoradas com o treinamento, e continuamos a envidar todos os esforços para fortalecer a Aliança Japão-EUA.”, disse o Lt. Col. Yoshimitsu Junichi da JASDF, comandante do 306th Fighter Squadron.
“Estou orgulhoso do desempenho de toda nossa equipe, onde cada membro impulsionou nossa equipe e nos permitiu demonstrar nosso poder de combate sem paralelo”, disse o Lt. Col. Mike Taylor, comandante do 34th Expeditionary Bomb Squadron da USAF.
O U.S. Air Force Global Strike Command (AFGSC) conduz missões BTF de longo alcance, para o Geographic Combatant Commanders a qualquer hora e em qualquer lugar. As missões de 30 de setembro, serviram para demonstrar o compromisso das Pacific Air Forces da USAF (PACAF) com os aliados e parceiros regionais e a manutenção de um Indo-Pacífico livre e aberto.
@FFO