B-1B da USAF realizam missão de 31 horas de voo sem escalas no Pacífico. Entre 10 e 11 de janeiro, três bombardeiros estratégicos Rockwell B-1B Lancer da USAF realizaram uma missão conjunta com caças F-16 da Força Aérea de Auto-Defesa Japonesa (JASDF), sobre a região Indo-Pacífico. O longo voo, com mais de 31 horas sem escalas, iniciou e terminou na Base Aérea de Dyess, Texas, EUA, sede da 7th Bomb Wing.
Chamadas pelos militares como “CONUS-to-CONUS” (acrônimo de CONtinental United States to CONtinental United States), essas missões tem como pontos de partida e retorno localidades (bases e aeroportos) no território continental dos EUA, demonstrando a capacidade da USAF de alcançar qualquer local no mundo, a partir dos EUA.
B-1B da USAF realizam missão de 31 horas de voo sem escalas no Pacífico (Fotos: Dyess AFB).
“Uma missão CONUS-to-CONUS é a prova de que podemos decolar de casa e chegar a qualquer lugar do mundo para fornecer suporte sempre que formos chamados”, disse o Capitão Carlie Gantar, Oficial do Sistema de Armas do 9th Bomb Squadron, participante do exercício.
Além da prontidão e demonstração de capacidade, o exercício também serviu como uma oportunidade para as tripulações B-1 praticarem a integração com aliados, e uma demonstração do compromisso dos EUA com os parceiros na região.
A missão de integração com o JASDF, aconteceu pouco mais de um ano após um exercício semelhante, realizado em janeiro de 2021. Naquele treinamento CONUS-to-CONUS, as tripulações B-1B do 345th Bomb Squadron voaram para a região Indo-Pacífico, onde participaram de exercícios integrados com as aeronaves JASDF, retornando para os EUA após mais de 30 horas de voo.
Alguns meses depois, em março de 2021, os B-1 de Dyess voaram para a Europa, como parte de uma missão da Força-Tarefa de Bombardeiros, pousando na Noruega, Suécia e Polônia. Em outubro e novembro de 2021, quatro B-1Bs da Dyess participaram de outra implantação da Força-Tarefa de Bombardeiros, voando para a RAF Fairford, Reino Unido.
Fonte: Dyess AFB
@FFO