Azerbaijão com caças paquistaneses JF-17C Bloco III. A Força Aérea do Azerbaijão recebeu seus primeiros caças multifuncionais JF-17C Bloco III de fabricação paquistanesa. O anúncio ocorreu durante a Exposição Internacional de Defesa do Azerbaijão 2024 (ADEX 2024), realizada em Baku, capital do país.
O gabinete do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, divulgou imagens suas inspecionando os novos caças no dia 25/09, no Aeroporto Internacional Heydar Aliyev. “Essas aeronaves já foram integradas à frota da Força Aérea do Azerbaijão”, disse o gabinete do presidente. Apesar desse comunicado, a aeronave mostrada nas imagens tinha marcas da Força Aérea do Paquistão (PAF).
Citando fontes paquistanesas anônimas, a mídia azeri divulgou que no mês de fevereiro deste ano, que o governo de Baku teria assinado um contrato avaliado em US$ 1,6 bilhão envolvendo a aquisição de uma quantidade não especificada de supersônicos PAC JF-17 Bloco III para a Força aérea do Azerbaijão.
Em julho, o Comando da PAF divulgou imagens do presidente azeri Aliyev, visitando a Base Aérea de Nur Khan, em Rawalpindi, Paquistão, onde conheceu os caças JF-17 Bloco III. Na ocasião não foi divulgada a assinatura de nenhum documento oficialmente.
O caça supersônico PAC/CAC JF-17 Thunder é um projeto sino-paquistanês produzido em conjunto pela Complexo Aeronáutico do Paquistão (PAC) e Chengdu Aircraft Corporation (CAC), com 58% dos componentes fabricados no Paquistão e 42% na China. Equipado com um motor russo Klimov RD-93, o Thunder alcança velocidades próximas a Mach 1.8, com um raio de combate de até 1.350 km, podendo ser armado com mísseis ar-ar guiados, ar-solo, bombas e canhões. Atualmente o JF-17 é operado pelo Paquistão, que possui mais de 130 unidades, Mianmar com 16 jatos, e pela Nigéria com três aeronaves.
@FFO