AWACS e MRTT da OTAN realizam reabastecimento em voo. Aeronaves Airbus A330MRTT da Unidade Multinacional (MMF – Multinational Multi-Role Tanker Transport Fleet) e Boeing E-3A AWACS (Airborne Warning and Control System) ambas da OTAN, finalizaram a primeira fase da campanha de testes de reabastecimento em voo (REVO). Essas avaliações em voo fornecerão as informações técnicas para a certificação da capacidade REVO entre ambas aeronaves.
O E-3A AWACS é o primeiro vetor de grande porte a ser reabastecido em voo pelo A330MRTT da OTAN. A campanha de testes é liderada pela Força Aérea Real Holandesa (RNAF), com participação ativa da USAF, que apoia a unidade AWACS da OTAN com seus pilotos de testes.
O reabastecimento em voo é uma capacidade crítica para as forças da OTAN em operações que necessitam voos de longo alcance e grande duração. A capacidade básica de 111 toneladas de combustível dos A330MRTT permite que a aeronave tenha grande importância e destaque nas missões REVO, eliminando a necessidade de tanques de combustível adicionais.
Após a conclusão dos testes e recebida a certificação das respectivas Autoridades de Aeronavegabilidade Militar, a frota MMF da OTAN será capaz de reabastecer tanto os E-3A da OTAN quanto os E-3G da USAF, aumentando assim a capacidade operacional geral da Aliança.
Fonte: OTAN
@FFO