AW159 Wildcat ganha um novo link de dados tático (TDL). O Exército Britânico está testando um novo link de dados tático (TDL — Tactical Data Link) que aumentará as capacidades de seus helicópteros Leonardo AW159 Wildcat. O TDL é um projeto conjunto entre o Exército e a Marinha Real que inclui dois links de dados: o Link 16 e o Bowman Data.
O TDL será integrado ao conjunto de sensores existente da Wildcat, reduzindo a necessidade de comunicações de voz e aumentando sua capacidade de trabalhar com outras redes digitais. O Coronel Oliver Stead, da 1st Aviation Brgade Combat do British Army, explicou como isso funcionará.
“O que este projeto pretende fazer é conectar um helicóptero de reconhecimento ao Bowman Data Network, o que significa que poderemos compartilhar informações digitais sobre as posições inimigas. O que isso significa é que um Wildcat estará em uma posição tática, identificará um veículo ou local inimigo e poderá transmiti-lo pela rede Bowman. O objetivo é vinculá-lo ao sistema de controle de tiro de artilharia para que eles possam processar o alvo ou enviá-lo para outros usuários que fariam isso. Quando combinado com o mais recente helicóptero de ataque do Exército, o AH-64E, ele aprimorará significativamente as equipes de reconhecimento de ataque do Exército, reduzindo o tempo necessário para passar as informações de direcionamento pelo campo de batalha. Isso permitirá que o Wildcat compartilhe dados do campo de batalha com mais eficiência, tornando-o uma “plataforma de reconhecimento mais eficaz e dando-lhe a capacidade de neutralizar alvos rapidamente”.
Se os testes forem bem-sucedidos, esta será a primeira vez que o Bowman Data será integrado a um helicóptero. O TDL faz parte dos esforços de modernização do Exército Britânico sob o programa Future Soldier, que visa aumentar a letalidade, agilidade e capacidades expedicionárias do exército.
@CAS