O Centro Nacional de Controle e Defesa da Rússia divulgou na quarta-feira 12 de agosto de 2020, nas suas redes sociais, um vídeo mostrando duas aeronaves Americanas sobrevoando o Mar Negro.
Os dois alvos eram uma aeronave de reconhecimento da USAF, Boeing RC-135W Rivet Joint – AF 62-4125, do 38th Reconnaissance Squadron (38th RS #OF), de Offutt AFB, Nebraska. O outro, um Boeing P-8A Poseidon, da U.S.Navy, BuNo169334, pertencente ao Patrol Squadron 47 (VP-47 #RD) “The Golden Swordsmen”, da NAS Whidbey Island, de Washington.
O vídeo foi capturado pela tripulação de um Sukoi Su-27 do Distrito Militar do Sul, acionado pelo sistema de alerta, quando as aeronaves desconhecidas estavam voando muito próximo a fronteira da Rússia.
Originally tweeted by Минобороны России (@mod_russia) on 12 de August de 2020.
O comunicado relata que:
“Um caça Su-27 da Unidade de Alerta de Defesa Aérea do Distrito Militar do Sul, foi acionado para identificar dois alvos. A aeronave russa se aproximou de ambos os aviões a uma distância segura e os identificou como um avião de reconhecimento RC-135 da USAF e um avião de patrulha marítima P-8A Poseidon da US Navy”.
Após a interceptação, os aviões Americanos se afastaram da fronteira da Federação Russa, e o Sukoi 27 retornou à sua base. O comunicado encerra informando que:
“Todo o vôo do Su-27, ocorreu estritamente de acordo com as regras internacionais de uso e policiamento do espaço aéreo”. E finaliza “Não foram permitidas violações da fronteira estatal da Federação Russa por aeronaves americanas”.
@FFO