A United Aircraft Corporation Rússia (UAC), inaugurou na sua planta industrial da Aviastar, em Ulyanovsk, uma nova linha de produção automatizada de aeronaves Ilyushin Il-76MD-90A, com objetivo de melhorar substancialmente o processo de montagem.
Em comparação com o processo anterior, a nova linha automatizada reduzirá em quatro vezes o tempo necessário para a montagem final das aeronaves, aumentando a capacidade de produção para até 18 unidades por ano.
A linha de produção está composta por dez estações robóticas, que recebem as seções da fuselagem separadas, realiza o posicionamento e as une automaticamente, usando sistemas de alinhamentos por laser. Uma vez acopladas, a fuselagem segue para a estação seguinte, para ajustes do sistema hidráulico e, posteriormente, instalação elétrica, acoplamento das asas e empenagem, e finalmente os trens de pouso, antes descer para o piso da fábrica e seguir para a área de fixação dos motores e testes de sistemas.
“Esta é a primeira vez que essa tecnologia é usada para montar grandes aeronaves de transporte”, disse o Vice-Diretor Geral da United Aircraft, Sergei Yarkovoy. “O uso de tecnologias digitais reduzirá a carga de trabalho diminuirá significativamente o tempo de acoplamento das seções da fuselagem.”
A Aviastar realizou o primeiro acoplamento automatizado de fuselagem. A modernização da unidade de produção garantirá a entrega pontual aos clientes e gerará maiores receitas, acrescenta Yarkovoy. “O lançamento da nova linha de produção é um evento marcante para a empresa Ulyanovsk e para todo o cenário industrial da corporação”, diz ele.
O Il-76MD-90A é a versão atual da clássica aeronave de transporte pesado russa. Está equipada com moderno conceito glass cockpit, sistemas de comunicação tática, motores mais potentes UEC PS-90A-76 e capacidade de cargas de 60 toneladas. Pode transportar até 225 passageiros em configuração única, ou 126 paraquedistas completamente equipados, além de realizar missões de desembarque aerotático de veículos pesados (BDM) e carros-de-combate (BTRD) através da porta traseira de cargas.
Em 2012 o Governo Russo encomendou cerca de 40 Ilyushin Il-76MD-90A, com um segundo lote complementar no ano passado.
@FFO