• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Avião espacial não tripulado X-37B da USSF retorna à Terra após 435 em órbita

21 de março de 2025
Avião espacial não tripulado X-37B da USSF retorna à Terra após 435 em órbita (Fotos: USSF).
Avião espacial não tripulado X-37B da USSF retorna à Terra após 435 em órbita (Fotos: USSF).

Avião espacial não tripulado X-37B da USSF retorna à Terra após 435 em órbita. Após mais de um ano em órbita, o avião espacial não tripulado da Força Espacial dos Estados Unidos (USSF) X-37B pousou na Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia, no último dia 07 de março.

Lançado em 28 de dezembro de 2023, esta missão foi a segunda mais curta do X-37B, com “apenas” 435 dias em órbita. Foi a sétima missão do avião secreto da USSF em mais de uma década de operações.

Transportando uma série de cargas úteis classificadas, nesta recente missão a USSF também testou diferentes regimes orbitais do X-37B, além de experimentar tecnologias de conscientização do domínio espacial e investigar os efeitos da radiação em materiais da NASA.

Em outubro, autoridades da USSF disseram que o X-37B realizaria uma inédita manobra de “aerofrenagem”, na qual ele mergulharia na atmosfera para gerar arrasto e desaceleração, após deixar uma órbita elíptica.

O teste foi realizado com sucesso e segundo especialistas a manobra poderia influenciar o design futuro de satélites, já que a USSF explora ideias para operações espaciais dinâmicas, movimentando e alterando as órbitas de satélites para dificultar a mira de um adversário.

Atualmente, a Força Espacial mantém a maioria dos satélites em órbitas fixas, quase sem alterações, para economizar combustível, uma vez que eles são podem ser reabastecidos e sua vida útil efetivamente termina quando seu suprimento interno de combustível acaba. A “aerofrenagem” seria uma manobra de movimentação economizando combustível.

Representação artística do X-37B realizando uma manobra de aerofrenagem usando o arrasto da atmosfera da Terra (Foto: Boeing Space).
Representação artística do X-37B realizando uma manobra de aerofrenagem usando o arrasto da atmosfera da Terra (Foto: Boeing Space).

“A Missão 7 abriu novos caminhos ao mostrar a capacidade do X-37B de cumprir com flexibilidade seus objetivos de teste e experimentação em regimes orbitais. A execução bem-sucedida da aerofrenagem ressalta o comprometimento da USSF em expandir os limites de novas operações espaciais de forma segura e responsável”, disse o Chefe de Operações Espaciais, Gen. B. Chance Saltzman, em uma declaração.

Desenvolvido inicialmente pelo Air Force Rapid Capabilities Office e construído pela Boeing, o X-37B foi transferido para a USSF, mas as suas operações ainda tem suporte do Escritório da USAF. A Força Espacial não ofereceu nenhuma explicação para o porquê desta missão mais recente teve a metade da duração das anteriores:

908 dias — 17 de maio de 2020 a 12 de novembro de 2022
780 dias — 07 de setembro de 2017 a 27 de outubro de 2019
718 dias — 20 de maio de 2015 a 07 de maio de 2017
674 dias — 11 de dezembro de 2012 a 17 de outubro de 2014
468 dias — 05 de março de 2011 a 16 de junho de 2012
435 dias — 28 de dezembro de 2023 a 07 de março de 2025
224 dias — 22 de abril de 2010 a 03 de dezembro de 2010

Em 2020, Saltzman sugeriu que o X-37B é um exemplo de tecnologia que “cumpriu seu propósito e [talvez] seja hora de começar a olhar para a próxima capacidade disponível”, porém em 2023 ele afirmou que seria um risco aposentar esta plataforma sem ter um substituto imediato.

A NASA está trabalhando em seu próprio avião espacial, o Dream Chaser da Sierra Space, mas seu voo inaugural não deve acontecer antes de maio deste ano.

Fonte: A&SFM

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login