Avião de ministro russo transportará “carga misteriosa” para o Brasil. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, um dos homens de confiança do presidente Vladimir Putin, fará uma visita de cortesia ao governo brasileiro neste mês. A previsão é que o avião com a comitiva russa pouse em Brasília no próximo dia 17 de abril.
No entanto, uma reportagem do jornal Correio Braziliense afirmou que a aeronave trará ao Brasil, além de Lavrov e seus 18 agentes de segurança, uma “carga misteriosa” de cinco toneladas, cujo conteúdo é desconhecido pelo governo brasileiro. Atualmente o avião estaria em algum local da Argentina.
A reportagem diz que, reservadamente, autoridades dos Estados Unidos, da Ucrânia e de nações aliadas demonstraram preocupação com o conteúdo que está sendo carregado pelo avião russo. O temor é de que se trate de armamentos ou materiais bélicos.
A viagem foi organizada em Moscou, na semana passada, quando o assessor especial da presidência, Celso Amorim, visitou o presidente da Rússia, Vladimir Putin. No entanto, a visita já estava sendo anunciada desde o começo de março, quando Lavrov se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Parlamentares brasileiros poderão solicitar ao Itamaraty, informações sobre a viagem da delegação russa, tendo em vista que missões diplomáticas que passam pelo Brasil não estão sujeitas a controle dos órgãos de fiscalização.
@FFO