O Ministério de Defesa Russo (MOD) divulgou que a Aviação Naval (AVMF-RF), está realizando treinamentos dos pilotos de combate da Frota do Pacífico (7060 AvB MA), baseada em Petropavlovsk-Kamchatskiy/Yelizovo (UHPP), Península de Kamchatka.
Uma das missões que compõem o plano de treinamento dos tripulantes, é a interceptação de alvos que violam o espaço aéreo em altitudes elevadas da atmosfera. Esta é uma fase avançada do treinamento de tripulantes que atuam na defesa aérea russa.
De acordo com o cenário proposto no treinamento, um MIG-31 oriundo de outra unidade (alvo), invade o espaço aéreo, sem contato rádio com o centro de controle local, em voo supersônico e a uma altitude de 20 quilômetros (aproximadamente 65.000 pés).
Ao ativar o sistema de defesa da região, uma aeronave Mig-31 de alerta (caçador) é acionado para realizar a interceptação do alvo na estratosfera. Para complicar a missão, os controladores da defesa aérea não vetoram o caçador até o alvo, que dependem apenas do radar da aeronave para localizar o “inimigo”, que é neutralizado com mísseis ar-ar de longo alcance BVR (Beyond Vision Range – Alcance Além do Visual).
Somente ontem (05/SET), foram realizados quatro voos de interceptação na estratosfera, envolvendo os os MIG-31 da aviação naval da Frota do Pacífico.
@FFO