A Aviação Naval da Rússia (AVMF RF) deslocou aeronaves MiG-31BM para o Arquipélago Novaya Zemlya, no Ártico, objetivando o cumprimento de missões de Alerta de Reação Rápida (QRA) na região norte do País.
A implantação das aeronaves foi comunicada em 16 de janeiro, pela assessoria de imprensa da Frota do Norte, no site do Ministério da Defesa da Rússia (MoD). A informação é que os interceptadores realizarão “tarefas de combate” (termo russo para o alerta QRA), a partir do Campo de Aviação Militar de Rogachevo, em Novaya Zemlya.
No comunicado, o MoD ainda informa que os MiG-31BM do Regimento de Aviação Misto da Frota do Norte, assumiram a missão de proteger a fronteira norte do estado da Federação Russa, na região do Arquipélago Novaya Zemlya. A cerimônia de início das “tarefas de combate” foi realizada no Campo de Aviação Militar de Rogachevo. A implantação desta unidade de combate na região, aumentará significativamente o alcance dos caças da defesa aérea da Frota do Norte, na região do Ártico, além de expandir sobremaneira a vigilância e controle do espaço aéreo sobre as águas do Mar do Norte.
A decisão de manter uma unidade operacional QRA com MiG-31BM em Rogachevo, veio após uma série de treinamentos realizados naquele aeródromo em 2020.
Os MiG-31BM é uma versão moderna do caça-interceptador supersônico de longo alcance, desenvolvido para localizar e destruir alvos aéreos em altitudes extremas, a qualquer hora do dia e em quaisquer condições climáticas.
@FFO