A empresa estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL), se prepara para entregar o primeiro lote do helicóptero naval ALH – Advanced Light Helicopter Dhruv Mk.III, para a Marinha da India (IN) e Guarda Costeira Indiana (ICG). O contrato do Governo Indiano com a HAL, engloba o fornecimento de 48 helicópteros navais ALH Mk.III, sendo 16 para a Guarda Costeira e 32 para a Aviação da Marinha, que pretende substituir os obsoletos Alouettes.
O ALH Dhruv Mk.III está em serviço no Exército e na Força Aérea da Índia, inclusive com a versão armada Mk.IV “Rudra”, porém a variante naval está em processo final de pré-entrega. Atualmente a IN e ICG operaram a variante mais antiga Mk-I, com cockpit convencional e motores Turbomeca TM 333.
Os novos Mk-III navais estão equipados com moderno glasscockpit, IADS – Integrated Architecture Display System, motores mais potentes “Shakti” (Safran Ardiden 1H1) produzidos pela Safran Helicopter Engines e uma série de novos sistemas desenvolvidos e integrados pelo Rotary Wing Research and Design Center da HAL.
Os Dhruv Mk.III inicialmente serão operados a partir de bases terrestres, porém a HAL está confiante de que as aeronaves estão prontas para operações embarcadas em caso de necessidade. A Guarda Costeira solicitou ao fabricante desenvolver equipamentos flutuadores (SHOL) para eventuais operações marítimas.
Para missões de vigilância costeira, a aeronave possui um radar montado no nariz com cobertura de 270 graus que pode detectar, classificar e rastrear vários alvos marítimos. Também possui um radar de abertura sintética e funções como classificação e indicação de alvos móveis, incluindo modo de meteorologia. Há também um pod eletro-óptico multiespectral (EO) para reconhecimento, vigilância e localização de longo alcance, com braço de controle retrátil no lado do copiloto.
Possui holofote de alta intensidade, megafone, posição para receber uma metralhadora 12,7 mm montada no lado esquerdo da cabine, alerta de tráfego e sistema anti-colisão (TCAS), rádios VHF/UHF com modo de transmissão de dados, IFF Mk-XII com transponder Mode S, equipamento digital para captação e gravação de imagens, guincho elétrico com cesta de resgate double-lift com capacidade para 250 kg, com controle interno por mini-stick winchman. Para operações aeromédicas, as aeronaves poderão ser equipadas com kit UTI removível.
A Marinha Indiana solicitou que seis ALH Mk.III sejam equipados com o sonar de baixa frequência de imersão (LFDS – Low Frequency Dunking Sonar), desenvolvido pelo Laboratório Físico e Oceanográfico Naval, em Kochi, e produzidos pela estatal Bharat Electronics Limited.
A Hindustan espera entregar os primeiros cinco helicópteros Dhruv Mk-III até o final deste mes de novembro, mais nove até março do ano que vem, e 18 até setembro de 2021. Em tempos de pandemia global, a própria indústria indiana não confia nos seus números, e esta dificuldade é ampliada diante da grande quantidade de pedidos na carteira.
@FFO