Aviação do Exército realiza Operação Ricardo Kirk 2. Três Forças, um objetivo: operar de forma conjunta em situação de guerra, por helicópteros, com o uso de óculos de visão noturna. Esse foi o objetivo da Operação Ricardo Kirk 2, atividade combinada da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, realizada entre os dias 04 e 15 de julho, no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté.
As atividades ocorreram em duas fases. A primeira semana de preparação teórica e prática foi realizada no forte Ricardo Kirk. Já a fase de operações ocorreu nos municípios de Caçapava e Cachoeira Paulista, entre 11 e 15 de julho.
Também integraram o exercício militares do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) e da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (12ª Bda Inf L Amv).
Sob coordenação do Ministério da Defesa e do Comando de Operações Terrestres, em agosto de 2021, foi realizada a primeira Operação Ricardo Kirk, com a participação das três Forças Armadas. Na oportunidade, os militares compartilharam e padronizaram procedimentos em helicópteros modelo H225M, projeto estratégico do Ministério da Defesa.
Fonte: EB
@FFO