Aviação do Exército realiza Operação 3 Luas para certificar Força de Prontidão. Entre os dias 02 e 13 de maio, o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), realizou a Operação 3 Luas, um exercício simulado que ocorreu em duas fases. A primeira etapa de simulação construtiva foi realizada até o dia 09/05, e após ocorreu a fase de simulação virtual.
O objetivo da Operação 3 Luas foi realizar o treinamento do CAvEx e a certificação do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx) no módulo especializado da Força de Prontidão da Força Terrestre.
A operação contou com todas as Organizações Militares (OM) de Aviação do Exército, incluindo as unidades externas ao CAvEx, o 3º BAvEX e 4º BAvEx sediados em Campo Grande (MS) e Manaus (AM) respectivamente.
Durante a operação, as técnicas e os treinamentos avançados em relação aos voos com óculos de visão noturna (OVN) foram aprimorados e reforçados. Na primeira fase, as unidades receberam as ordens de operações, fizeram o planejamento e emitiram suas ordens. Feito isso, deu-se início ao jogo de guerra por meio da execução das ordens fragmentadas (OFRAG). Na segunda fase, as tripulações dos Batalhões de Aviação executaram as missões táticas nos simuladores de voo da Divisão de Simulação de Voo do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).
De acordo com o CAvEx, a Operação 3 Luas colaborou com a certificação do modo especializado da Aviação do Exército.
Fonte: Exército Brasileiro
@FFO