• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Aviação do Exército realiza adestramento de tiro embarcado na Amazônia

4 de julho de 2024
Aviação do Exército realiza adestramento de tiro embarcado na Amazônia (Fotos: Exército Brasileiro).
Aviação do Exército realiza adestramento de tiro embarcado na Amazônia (Fotos: Exército Brasileiro).

Aviação do Exército realiza adestramento de tiro embarcado na Amazônia. O Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN) realizou em 28/06 uma missão de Adestramento de Tiro com Armamento Lateral. Foi a primeiro treinamento deste tipo realizado na região da Amazônia Oriental.

Doze mecânicos de voo participaram do adestramento, que foi praticado em uma área isolada, na região rural de Marabá, sudeste do Pará. Foram utilizadas as aeronaves HM-4 Jaguar e HM-1 Pantera.

O objetivo foi manter as capacidades operativas no cumprimento das tarefas de apoio de fogo aéreo, além da prontidão para emprego nas missões, possibilitando o apoio às organizações militares do Exército.

“Esta é uma capacidade técnica prevista em todos os batalhões da Aviação do Exército. Para atingirmos essa capacidade, realizamos o exercício em ambiente controlado, garantindo toda a segurança necessária. O Adestramento eleva o nosso nível operacional e possibilita o melhor apoio ao Comando Militar do Norte”, destacou o Coronel Ramos, Comandante do Destacamento.

Dois anos do Dst Av Ex/CMN

No dia 30 de junho, o Destacamento de Aviação do CMN completou dois anos de existência. Durante este período, já atuou em diversas operações na região Amazônica, nos estados do Pará, Amapá e Maranhão. E ainda, em outras áreas do território nacional, em apoio operacional e/ou de calamidade pública, como no caso mais recente das enchentes do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o Destacamento está situado em Belém do Pará, sede do Comando Militar do Norte. Possui quatro helicópteros, sendo dois HM-4 Jaguar de grande porte e com capacidade de aeromobilidade de tropa e potencial de guerra; e dois HM-1 Pantera, que se destaca por ser leve e facilitar o deslocamento em áreas restritas, sem quebrar o sigilo da missão. Há previsão de uma quinta aeronave chegar no segundo semestre deste ano para reforçar a Aviação do Exército na Amazônia Oriental.

Fonte: Exército Brasileiro

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login