Aviação do Exército participou da Operação Agulhas Negras. Doze aeronaves e mais de 190 militares da Aviação do Exército foram empregados durante a Operação Agulhas Negras (OPAN), que se encerrou no dia 17 de setembro. A Operação é uma simulação de combate de defesa externa, que teve por objetivo capacitar mais de 4.300 militares da 2ª Divisão do Exército em diversos tipos de missões.
A atividade começou no dia 10 de setembro com Apronto Operacional, realizado no Forte Ricardo Kirk, em Taubaté (SP), onde foram reunidos militares e equipamentos, sendo mais de 70 blindados e 290 viaturas e armamentos que seriam utilizados em toda a Operação.
A atividade contou com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; do Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, do Comandante de Aviação, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, entre outras autoridades militares.
O local escolhido para o treinamento em 2022 foi a região do Vale do Paraíba, com atividades nas cidades de Caçapava, Taubaté, Guaratinguetá, Lorena, Areias, Cachoeira Paulista, São José do Barreiro, seguindo até Resende (RJ).
Nesse período a Aviação do Exército, que mobilizou 193 militares que atuaram em assaltos aeromóveis, infiltração de tropa, apoio de fogo com tiros de foguete e de metralhadora, transporte de carga externa, entre outros.
O objetivo do treinamento foi manter o estado de prontidão das tropas em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.
Fonte: Exército Brasileiro
@FFO