Aviação do Exército Chileno realiza Exercício Aeromédico Chusca 2022. A Brigada de Aviação do Exército do Chile (BAVE) realizou o Exercício Tático Chusca 2022 na região de Arica e Parinacota. O objetivo foi manter o nível operacional das tripulações que atuam em missões de resgate aeromédico.
A atividade foi realizada no âmbito do Período de Especialização Técnica, e incluiu uma evacuação aeromédica de emergência, na qual o retirada de um ferido do Lago Chungará para o Aeródromo El Buitre, em Arica. A vitima foi posteriormente transferido para a cidade de Rancagua na Região Libertador Bernardo O’Higgins.
O Exercício Chusca 2022 foi realizado em uma região geográfica complexa, com o Lago Chugará localizado a mais de 4.500 metros acima do nível do mar, na Província de Parinacota. Os ventos encontrados nestas altas altitudes, muitas vezes dificultam as operações aéreas.
Um helicóptero de assalto Airbus AS532AL Cougar do Batalhão de Helicóptero (matrícula H-289), e um jato de transporte Cessna Citation C-680 Sovereign (E-304) do Batalhão de Aviões No.1, participaram do treinamento. Particularmente o C-680 foi configurado como uma UTI aérea, com equipamentos responsáveis por estabilizar e manter a vítima durante o translado.
O Tenente-Coronel Cristian Pérez, piloto do C-680, destacou que “desde que recebemos a missão, às 06h20, começamos a mobilizar recursos humanos e materiais para acionar a emergência e alterar a configuração da aeronave no menor tempo possível, e decolar logo para Arica. Com isso, foi possível realizar a evacuação aeromédica rapidamente, minimizando o tempo de espera do paciente em estado crítico”.
O treinamento permitiu manter as capacidades dos tripulantes do BAVE, cuja experiência reduz os riscos e os tempos de execução das operações, o que contribui diretamente para os esforços de salvar vidas em uma área de elevada complexidade geográfica.
Fonte: Exército Chileno
@FFO