No contexto da Operação da Operação Arandu, Exercício Militar Combinado entre o Brasil e da Argentina, que ocorre de 14 e 20 de novembro, no sul do Brasil, a Aviação do Exército está fortemente engajada.
A Aviação Combinada está composta por 90 militares (18 argentinos e 72 brasileiros), além de dez aeronaves, entre eles três UH-1H Huey do Batallón de Helicópteros de Asalto 601 (B Helic Asal 601) da Aviación do Ejército Argentino, e sete helicópteros HA-1 Fennec, HM-1 Pantera, HM-3 Cougar e HM-4 Jaguar, do Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAVEx).
No contexto tático da Operação Arandu, a Aviação Combinada atuou diretamente nas missões de combate, realizando ataques ao solo, apoio avançado, assalto e infiltração aeromóvel, bem como em missões no transporte logístico, suprimento de tropas e evacuações de feridos. Foram realizados voos com tripulações mescladas, em formações de até oito aeronaves, sendo com três H-1H Huey II, dois HM-2 Pantera, um HM-3 Cougar e um HM-4 Jaguar, transportando militares em infiltrações aeromóveis, escoltados por dois HA-1 Fennec armados com metralhadoras .50 axiais.
@FFO