

Avançam as obras do novo campus do ITA em Fortaleza. Avançam as obras de construção do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, no Ceará, desde o lançamento da pedra fundamental em janeiro 2024. A previsão é que a Instituição receba os primeiros alunos em 2027.
Desde que a cerimônia de lançamento da pedra fundamental, o cronograma do projeto atingiu duas fases. A primeira etapa, iniciada em setembro de 2024, inclui a construção dos blocos de alojamento e das instalações dos cursos de engenharia. A segunda fase, aprovada em janeiro de 2025, contempla melhorias na infraestrutura e a modernização de edificações já existentes na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), incluindo o prédio administrativo e acadêmico, o hotel de trânsito, o rancho, o grupo de saúde e o bloco de apoio.
Outro passo significativo foi o início das aulas dos 75 alunos que futuramente estudarão no ITA Ceará. Eles foram selecionados no vestibular do ano passado e atualmente estudam na sede do ITA em São José dos Campos (SP), onde permanecerão até 2026. A projeção é que, em 2027, com as obras concluídas em Fortaleza, as turmas do Ceará serão transferidas à nova unidade.
Campus avançado e cursos inéditos

Criado pelo Decreto nº 11.887/2024, o ITA Ceará é fruto de estudos técnicos que comprovaram a viabilidade da primeira expansão do instituto para além da cidade de São José dos Campos (SP). O novo campus oferecerá dois cursos inéditos: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, ambos alinhados às demandas tecnológicas e sustentáveis do futuro.
Sobre o ITA
Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.
O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER), cuja sede fica no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).
Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO