Avança produção do primeiro helicóptero militar Airbus H160M Guépard. A fábrica da Airbus Helicopters em Donauwörth, na Alemanha, recentemente finalizou a montagem da primeira seção principal da fuselagem do Airbus H160M, o novo helicóptero militar desenvolvido pela empresa. Depois de testado, o componente oi enviado para Marignane, França, onde será montado o primeiro protótipo do H160M.
Outras três instalações Major Component Assembly (MCA) fornecem componentes para o H160M. As hélices são produzidas em Paris/Le Bourget, na França; rotor de cauda em Albacete, na Espanha; e a gearbox principal em Marignane, na França. Serão construídos três protótipos para a campanha de desenvolvimento do H160M. A previsão é que o voo inaugural do primeiro protótipo do H160M ocorra em 2025.
No final de 2021, a Direção Geral de Armamentos da França (DGA) e a Airbus Helicopters firmaram um acordo para o desenvolvimento do helicóptero militar H160M, baseado na versão civilH160. O programa Light Joint Helicopter (HIL) do Ministério das Forças Armadas francês prevê uma encomenda até 169 unidades do H160M, designado como “Guépard”, com o primeiro lote confirmado em 30 aeronaves, sendo 21 para o Exército, 08 para a Marinha e 01 para a Força Aérea Francesa.
Além da produção do primeiro protótipo, a Airbus Helicopters em conjunto com os parceiros de projeto, construíram um banco de testes que reproduz o cockpit da nova aeronave onde são integrados e testados todos sistemas e aviônicos.
Entre os sistemas que já foram integrados à bancada de testes da Airbus estão o HForce, o eletro-óptico Safran Euroflir 410, o Thales FlytX, o capacete Thales TopOwl, o Sistema de Navegação Inercial, equipamentos de comunicação e o sistema navegação por satélite GNSS. Também foi construído um mockup em tamanho real para testar a disposição de sensores, antenas, dispositivos de guerra eletrônica e trens de pouso.
Em junho deste ano, uma equipe com militares das três forças e profissionais foi constituída para participar das próximas fases de desenvolvimento H160M, trabalhando em uma aeronave civil H160 equipada com sistemas que irão ser integrados ao novo helicóptero militar.
Fonte: Airbus Helicopters
@FFO