O protótipo do novo tilttrotor Bell V-280 “Valor”, atualmente em desenvolvimento pela Bell Helicopter e Lockheed Martin, já ultrapassou 150 voos e 200 horas de testes em voo. O projeto concorre no programa FLRAA (Future Long Range Assault Aircraft) do U.S. Army, com o protótipo tendo voado pela primeira vez em 18 de dezembro de 2017. O principal concorrente do tiltrotor Bell V-180 Valor, é o helicóptero de rotor coaxial Sikorsky-Boeing SB-1 “Defiant”.
Passados três anos desde o primeiro voo, o programa V-280 Valor atingiu metas importantes no seu desenvolvimento. Em dezembro passado, no Bell Flight Research Center em Arlington, no Texas, pela primeira vez o tiltrotor realizou diversos voos transportando cargas externas de um ponto para o outro. Esta aeronave trás um sistema inovador (e relativamente simples) composto por câmeras que permitem que os pilotos em comando, observem através de monitores, os militares trabalhando na carga.
Outro marco alcançado pelo “Valor” foi a integração do sistema tático de transmissão de dados, TCDL – Tactical Common Datalink, desenvolvido pela Lockheed Martin. No futuro, este sistema trocará informações táticas com outras aeronaves e unidades em solo, como por exemplo, envio e/ou recebimento de relatórios de situação para postos de comando superiores, ou fornecimento de informações sobre alvos para armas de precisão. Nos primeiros testes com o TDL, foram transmitidos para estações terrestres, além dos parâmetros de desempenho de voo (velocidade, altitude e atitude), imagens em tempo real do carregamento, transporte e descarregamento das cargas externas levadas pelo V-280.
O Vice-Presidente Executivo de Sistemas Avançados de Elevação Vertical da Bell, Keith Flail, disse que “esses marcos de testes alcançados, fornecem evidências de que o V-280 Valor é uma plataforma ágil e capaz de fornecer para nossas forças armadas, uma ampla variedade de recursos em missões críticas. Com o apoio dos membros do Team Valor, a nossa equipe completou com sucesso todos os testes que aplicamos. É assim que reduzimos o risco do programa e mostramos seu grande valor para as Forças Armadas.”
O Vice-Presidente Executivo de Sistemas Avançados de Elevação Vertical da Bell, Keith Flail, disse que “esses marcos de testes alcançados, fornecem evidências de que o V-280 Valor é uma plataforma ágil e capaz de fornecer para nossas forças armadas, uma ampla variedade de recursos em missões críticas. Com o apoio dos membros do Team Valor, a nossa equipe completou com sucesso todos os testes que aplicamos. É assim que reduzimos o risco do programa e mostramos seu grande valor para as Forças Armadas.”
O programa Bell V-280 Valor é o fruto de um desenvolvimento conjunto, que envolve os recursos de engenharia e as capacidades industriais das empresas Bell Helicopter, Lockheed Martin, GE, Moog, IAI, TRU Simulation & Training, Astronics, Eaton, GKN Aerospace, Lord, Meggitt e Spirit AeroSystems. Com o dobro da velocidade e de alcance dos helicópteros convencionais, o V-280 Valor tem desempenho e capacidade de manobras incomparáveis, e foi pensado para realizar missões de transporte vertical inalcançável por aeronaves convencionais.
@FFO