

Avança a produção dos primeiros helicópteros AH-64E Apache Guardian do Exército Australiano. A divisão da Boeing na Austrália, recentemente divulgou imagens dos quatro primeiros helicópteros de ataque AH-64E Apache Guardian do Comando de Aviação do Exército Real Australiano (RAA). As aeronaves estão em vários estágios de produção nas instalações da Boeing, em Mesa, no Arizona, Estados Unidos.

“Um quarteto incrível… Os primeiros quatro helicópteros Apache AH64 para o Exército Australiano estão em vários estágios de produção, enquanto progridem para a montagem final em Mesa, no Arizona. Em breve, eles entrarão em testes de voo antes de chegarem à Austrália no final deste ano”, escreveu a Boeing Austrália na sua conta no X, no dia 30 de julho passado.
As quatro fotografias mostram que a primeira aeronave – futura matrícula militar australiana A64-001 – aparentemente está completa, inclusive com a pintura padrão RAA. As demais fuselagens estão fases de montagem iniciais e intermediárias, apenas na pintura básica de proteção (primer) e marcações AT0 02 à AT0 04.

Em junho de 2021, o Departamento de Estado dos EUA, através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), aprovou que o Governo da Austrália comprasse 29 helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache Guardian e equipamentos relacionados, por um valor estimado de US$ 3,5 bilhões (saiba mais). Esses helicópteros substituirão os atuais Eurocopter Tiger ARH, que serão desativados em 2028.

Os novos AH-64E serão operados pelo 1º Regimento de Aviação do Exército Australiano (1º AVN), atualmente baseado no Quartel de Robertson, região de Darwin, no norte do país, mas que será realocado no Quartel de Garbutt, situado na Base Aérea da Força Aérea Real Australiana em Townsville, nordeste do país.
A Boeing já entregou mais de 2.500 helicópteros Apache no mundo todo, sendo o AH-64E Apache Guardian a variante mais moderna desta aeronave amplamente testada e comprovada em combate.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO