Avança a produção dos 12 Beechcraft T-6TH para Tailândia. A Textron Aviation Defense anunciou em 18 de novembro, que as 12 aeronaves Beechcraft T-6TH Texan II destinadas para a Força Aérea Real Tailandesa (RTAF), estão em fase avançada de produção, chegando à inspeção técnica antes do prazo previsto. Os trabalhos estão sendo realizados nas instalações da fabricante em Wichita, no Kansas, EUA.
Concedido pela RTAF em outubro de 2020, o contrato de US$ 162 milhões envolve a aquisição das 12 aeronaves, além de sistemas de treinamento para pilotos e profissionais de manutenção, um sistema de planejamento de missão, peças sobressalentes e equipamento de apoio em solo.
“A Força Aérea Real da Tailândia está se preparando para treinar os seus pilotos com as aeronaves Beechcraft T-6TH Texan II. Recentemente apresentamos todas as 12 aeronaves para o comitê de aceitação da RTAF, durante uma visita as nossas instalações. Estamos especialmente orgulhosos de que o Chefe da RTAF, Marechal Chanon Mungthanya, pilotou um T-6”, disse Betsy Relph, Gerente do Programa Textron Aviation Defense T-6 para a Tailândia.
A previsão é que as aeronaves cheguem à Escola de Treinamento de Voo da Força Aérea Real Tailandesa, na Base Aérea de Kamphaeng Saen, entre o final de 2022 e o início de 2023, cumprindo o cronograma conforme o programado.
“Pilotar um dos Beechcraft T-6TH Texan II da RTAF no hangar histórico onde toda a frota global de aeronaves T-6 é fabricada, foi um marco memorável”, disse o Chefe da RTAF, Marechal-do-Ar Chanon Mungthanya. “Essas aeronaves irão treinar nossos alunos com uma vantagem tecnológica significativa na preparação para sua transição para aeronaves de caça e ataque avançadas.”
O Beechcraft T-6TH Texan II tem a distinção de ser a primeira aquisição RTAF contratada em apoio ao S-Curve 11, um plano tailandês que se concentra na modernização de capacidades essenciais e promove o desenvolvimento da indústria de defesa tailandesa.
A frota mundial de quase mil Beechcraft T-6 Texan II já acumulou mais de 4,6 milhões de horas de voo, com índices de operacionalidade diárias próximas de 91%. A cada ano, mais de 300 pilotos de 42 países são formados nos T-6 do programa de treinamento conjunto da OTAN gerenciado pelo Canadá, o ENJJPT (Euro NATO Joint Jet Pilot Training Program), e pelo USAF Aviation Leadership Program, com sede na Base Aérea de Sheppard, no Texas. Outros dois mil pilotos são formados em programas T-6 na USAF, US Navy, USMC, US Army e Guarda Costeira, enquanto mais de 2.700 pilotos se graduam em programas T-6 na Força Aérea Helênica, Força Aérea Argentina, Força Aérea Israelense, Royal Air Force, Força Aérea Iraquiana, Força Aérea Real Canadense e Armada Mexicana.
A Tailândia é o cliente de lançamento internacional para a mais recente aeronave de ataque leve da USAF, a Beechcraft AT-6 Wolverine. Recentemente, a RTAF concedeu à Textron Aviation Defense um contrato de US$ 143 milhões para a aquisição de oito aeronaves Beechcraft AT-6 Wolverine, equipamentos de apoio em solo, peças sobressalentes e treinamentos. A aquisição dos AT-6 – designado Beechcraft AT-6TH na Tailândia – apóia o plano S-Curve 11 e a cooperação de defesa mútua entre os EUA e a Tailândia.
Fonte: Textron Aviation
@FFO