A sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI) está avançando na produção do KF-X, o primeiro caça multirole de quarta geração desenvolvido no país. Recentemente a empresa completou a montagem estrutural do primeiro protótipo, e trabalha para lançar oficialmente a aeronave em abril do próximo ano.
O primeiro voo do protótipo do KF-X está previsto para 2022 e o início da produção em série para 2026. Serão construídos seis protótipos para a campanha de testes e homologações. A Coreia do Sul planeja receber 120 aeronaves até 2032.
O Governo Sul-Coreano trabalha desde 2015 no desenvolvimento do KF-X, cujo orçamento tem o valor aproximado de US$ 7,3 bilhões. A Força Aérea da República da Coréia (RoKAF) pretende substituir a obsoleta frota de Douglas F-4 Phantom e Northorp F-5 Tiger pelos novos aviões da KAI.
Similares aos caças de quinta geração, como o F-35A, o KAI KF-X será equipado com dois motores GE Aviation F414, com velocidade máxima de Mach 1,81 e autonomia de 2.900 quilômetros. Levará uma carga útil de 7.700 quilos, em dez 10 cabides subalares, que comportarão armamentos ou tanques externos de combustível. Poderá ser armado como uma série mísseis ar-ar de última geração.
@FFO