Avança a montagem do primeiro F-35A da Bélgica. A Força Aérea da Bélgica (BAF) usou suas redes sociais para divulgar imagens do processo de montagem do seu primeiro caça F35A Lightinng II. Trata-se da uma estrutura da caixa externa da asa da primeira aeronave, que está na linha de produção da Lockheed Martin, em Fort Worth, no Texas, EUA.
“Nosso primeiro Lockheed Martin F35A está tomando forma. A caixa externa da asa da primeira aeronave está na linha de produção em Fort Worth, TX. Em 2018, o governo encomendou 34 aeronaves de 5ª geração para substituir nossos jatos F-16”, informou a BAF em seu Twitter, juntamente com as imagens das estruturas.
Em 2018 o governo belga e a fabricante de aeronaves norte-americana assinaram um contrato de aproximadamente US$ 3 bilhões para a aquisição de 34 novos caças furtivos F-35A Lightning II. O pacote inclui 38 motores Pratt & Whitney F135, uma suíte completa de guerra eletrônica e sistemas de comando e controle.
Os novos caças de quinta geração irão substituir a atual frota envelhecida de 53 jatos F-16AM/BM. As primeiras entregas estão programadas para acontecer em 2023, com as aeronaves iniciais sendo enviadas para a Base Aérea da USAF em Luke, no Arizona, EUA, onde os pilotos belgas serão treinados.
A chegada dos F-35A na Bélgica deverá ocorrer em 2025, quando os novos caças irão compor dois esquadrões operacionais nas bases aéreas de Florennes e Kleine Brogel, cada um com 17 jatos.
O F-35A venceu uma concorrência onde participaram o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon. O Saab Gripen NG participou das fases iniciais da licitação, mas não avançou para a etapa posterior. Durante a disputa, a Boeing retirou sua oferta de caças F-18 Super Hornet da concorrência, alegando uma clara preferência dos belgas pelo F-35.
@FFO