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Avança a integração do VOR e TACAN/DME do F-39

25 de agosto de 2021
Avança a integração do VOR e TACAN/DME do F-39. O trabalho de integração está sendo feito na planta da Embrear em Gavião Peixoto no FAB F-39 4100 (Foto: Embraer).
Avança a integração do VOR e TACAN/DME do F-39. O trabalho de integração está sendo feito na planta da Embrear em Gavião Peixoto no FAB F-39 4100 (Foto: Embraer).

Avança a integração do VOR e TACAN/DME do F-39. Três engenheiros brasileiros de sistemas e software da Embraer avançaram no processo de integração so sistema de VOR (VHF Omnidirecional Range) e do TACAN/DME (Tactical Air Navigation/Distance Measuring Equipment), recurso exclusivo dos F-39E/F Gripen da Força Aérea Brasileira. O trabalho esta sendo realizado no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN – Gripen Design and Development Network – GDDN), localizado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto/SP junto ao F-39 FAB 4100. Esse é um importante hub de transferência de tecnologia do Programa Gripen.

O VOR é um equipamento capaz de medir o rumo da aeronave ao transmissor de solo e sua integração será concluída ainda em 2021. Já o TACAN/DME mede a distância e o rumo da aeronave a um transmissor de solo ou aerotransportado, e cuja integração deve ser finalizada até o final de 2023. O projeto é desenvolvido com supervisão da área de Dados de Voo e Navegação da Saab, na Suécia.

Avança a integração do VOR e TACAN/DME do F-39 (Foto: Saab).
Avança a integração do VOR e TACAN/DME do F-39 (Foto: Saab).

“Os engenheiros brasileiros da Embraer possuem conhecimento avançado no desenvolvimento de software crítico de voo e segurança. Nós mandamos para eles informações sobre o funcionamento do equipamento, para que possam desenvolver o conceito e testar no S-Rig, o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora de Linköping. Feito isso, realizamos uma reunião para que possamos avaliar se o trabalho está conforme os requisitos para operação. A experiência dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de softwares críticos para a segurança é uma grande vantagem, pois é difícil encontrar engenheiros com esse tipo de experiência na Suécia”.

Andreas Bergström, head de dados e navegação de voo Gripen E/F na Saab.

Antes da prática, os engenheiros brasileiros fizeram um treinamento on-the-job na Saab, em 2018. Esse esforço conjunto faz parte do programa de transferência de tecnologia que visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas tarefas no Brasil, fora de um ambiente de treinamento e formação, nos chamados pacotes de trabalho. Ao todo, são mais de 50 destes pacotes, que envolvem áreas de sistemas, estrutura, software e aviônicos, por exemplo.

“O processo de transferência de tecnologia começa com a parte teórica. Depois, no on-the-job training, os brasileiros são treinados em atividades com a observação e o acompanhamento de um mentor sueco da Saab. A partir do momento que o treinamento prático termina, o processo passa para os pacotes de trabalho, e é nesse momento que a gente vê os benefícios da transferência de tecnologia. Hoje, esses profissionais participam ativamente no desenvolvimento da aeronave no GDDN”.

Coronel Leite, gerente do Programa FX-2 na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Ao retornarem ao Brasil, os engenheiros de sistemas e software começaram a trabalhar no GDDN em 2019. Até o final de 2020, o time brasileiro trabalhou com a integração do sistema RALT (Radar Altimeter Equipment), um radar que mede a distância da aeronave ao solo, auxiliando na determinação de altitude. Essa parte do pacote de trabalho foi concluída e entregue para posterior avaliação de teste de voo, no final de 2020.

Fonte: Saab

@CAS

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