AV-8B II+ do USMC é preservado no Museu do Ar da Carolina do Norte. O Hickory Aviation Museum (HAM), sediado no Hickory Regional Airport in Hickory, Carolina do Norte, recebeu no dia 15 de julho a doação de McDonnell Douglas AV-8B Harrier II Plus BuNo 164560 nas cores do VMA-223.
O US Marine Corps (USMC) AV-8B+ BuNo 164560 WP/05, entrou em serviço em 1994 e voou com o Marine Attack Squadron (VMA) 231, 542 e 223, registrando 6.888 horas de voo em apoio a diversas implantações de Unidades Expedicionárias de Fuzileiros Navais, implantações, entre elas a Iraq Freedom.
“Esta é uma oportunidade única de preservar e compartilhar um capítulo vital na história da aviação, ao mesmo tempo, em que desempenha um papel valioso na inspiração das gerações futuras”, disse o Cel. Mark Amspacher, Gerente do Programa AV-8B Weapon Systems Program Office (PMA-257). “Espero que este pedaço da história do Corpo de Fuzileiros Navais e a personificação da inovação, coragem e dedicação motivem as crianças a considerar uma carreira na aviação e serviço no Corpo de Fuzileiros Navais”.
O, Marine Aircraft Group (MAG)14 e o VMA-223 supervisionaram o processo abrangente de desmilitarização da aeronave e garantiram que ela fosse segura para exibição. O Comandante do VMA-223, Tenente-Coronel John Cumbie, baseado na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais Cherry Point, voou com a aeronave para o museu, onde os visitantes poderão aprender sobre o design de engenharia e as capacidades exclusivas da aeronave.
O AV-8B Harrier II+ é um jato de ataque leve, de decolagem e pouso vertical/curto, utilizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e pelas Marinhas Italiana e Espanhola. Em serviço por quase quatro décadas, sua missão é destruir alvos de superfície e escoltar aeronaves amigas em condições austeras durante operações expedicionárias, conjuntas e combinadas.
A plataforma fornece suporte aéreo próximo e profundo, incluindo reconhecimento armado e interdição aérea, e conduz guerra antiaérea ofensiva e defensiva. O AV-8B Harrier II+ pode operar a partir de porta-aviões e outras plataformas marítimas adequadas, bases avançadas, campos de aviação expedicionários e locais de pouso tático remotos, oferecendo versatilidade, capacidade ofensiva e mobilidade para combater efetivamente inimigos engajados pelas forças terrestres dos EUA e aliadas.
@CAS