

Autoridades uruguaias acompanham produção do Embraer Super Tucano da FAU. Entre os dias 15 e 17 de julho de 2025, representantes da Força Aérea Uruguaia (FAU) participaram de uma reunião na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A pauta do encontro foi discutir o desenvolvimento do programa dos novos A-29 Super Tucano da FAU.

Durante o encontro foram abordados os últimos detalhes da fabricação e entrega das seis aeronaves de combate e de um simulador de voo encomendadas pelo governo uruguaio, bem como aspectos técnicos, logísticos e de treinamento das tripulações e dos especialistas em manutenção da FAU.

A incorporação do A-29 Super Tucano é um marco histórico para a FAU, sendo o mais importante investimento em plataformas aéreas nos últimos tempos. Operado por 16 Forças Aéreas no mundo e testado em combate, o A-29 Super Tucano não apenas reforçará a capacidade de defesa aérea nacional do Uruguai. Essas modernas aeronaves colocarão a FAU na linha de frente do que há de mais avançadas em tecnologias de combate no mundo.

Em agosto de 2024, o governo do Uruguai assinou o pedido firme de um A-29 Super Tucano e a opção de compra de mais cinco aeronaves, o que foi convertido em pedido firme no último dia 14 de janeiro, além de equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo. Conforme noticiamos, dois pilotos uruguaios que voarão A-29 na FAU estão treinando nos T-27 Tucano da Força Aérea Argentina.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO