Autoridades japonesas pedem suspensão dos voos de F-16 da USAF. O Ministério da Defesa do Japão solicitou à USAF que suspenda temporariamente as operações dos seus F-16 Fighting Falcons na Base Aérea de Misawa, depois que um piloto ejetou os tanques de combustíveis externos sobre uma área urbana.
Conforme noticiamos aqui, na noite de terça-feira (30/11), um piloto da 35th Fighter Wing (35th FW) de Misawa AFB, ejetou os dois tanques externos do seu F-16CM, antes de pousar em emergência no Aeroporto de Aomori. Um do artefatos caiu perto de algumas residências na Prefeitura de Fukaura, a cerca de 160 quilômetros a oeste da base. De acordo com a polícia local e o Escritório de Defesa de Tohoku não houve feridos.
Inicialmente a 35th FW emitiu uma nota oficial, informando que os tanques haviam sido ejetados em uma área desabitada. Mais tarde, entretanto, o comunicado foi atualizado, informando que “um dos tanques de combustível aparentemente caiu em uma área urbana na cidade de Fukaura, província de Aomori.”
O Ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, informou que o seu ministério fez uma solicitação aos EUA para que deixem os seus F-16 em terra, até que se confirme o motivo do incidente, para que as operações sejam realizadas com total segurança.
O caça pousou em emergência no Aeroporto de Aomori por volta das 18h00 (horário local), após sofrer uma pane em voo. Não foi detalhada a origem da falha.
As autoridades locais enviaram um comunicado ao Comandante de Misawa, logo após o incidente, classificando como “extremamente lamentável e preocupante”. O comunicado solicita que a Força Aérea que identifique a causa do incidente o mais rápido possível e tome medidas preventivas, acrescentou.
Por sua vez, o Coronel Timothy Murphy, Vice-Comandante da 35th FW, disse: “O nosso piloto agiu rapidamente e de acordo com o procedimento padrão para minimizar o risco de danos potenciais. Enquanto conduzimos uma investigação completa para determinar a causa deste incidente, agradecemos nossos parceiros japoneses e líderes da comunidade local por sua compreensão sobre o assunto.”
O porta-voz da Polícia de Ajigasawa disse que um transeunte relatou que sentiu forte cheiro de combustível, e que encontrou os pedaços de alumínio em uma estrada, às 18h25 da terça-feira. No local, a polícia encontrou peças, uma delas com um metro e meio de comprimento.
Os destroços caíram perto de residências, e que felizmente não houve feridos. Uma grade da calçada foi danificada. Os bombeiros isolaram o local para que os militares pudesse iniciar as investigações.
Enquanto isso, após o pouso de emergência, o F-16CM permaneceu na pista do Aeroporto de Aomori até 12h25 da quarta-feira. Como resultado, sete voos comerciais foram cancelados, sendo retomados na manhã seguinte.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO