

AutoFlight apresenta uma solução integrada de mobilidade marítima e aérea. A AutoFlight Aviation Technology, de Xangai, apresentou o que descreve como a primeira solução integrada mar-ar do mundo para mobilidade em baixa altitude.
O sistema combina um vertiporto aquático com aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para apoiar o desenvolvimento de infraestrutura em rios, lagos e regiões costeiras.
A empresa afirmou que o conceito visa impulsionar a aviação em baixa altitude, desde os testes iniciais até o uso operacional, e está posicionado para atender a diversos perfis de missão, incluindo manutenção de plataformas de energia, resposta a emergências, deslocamentos de alta frequência, turismo marítimo-aéreo e redes de vertiportos aquáticos móveis.
O Vertiporto Aquático Zero Carbono para eVTOL da AutoFlight funciona como um local de pouso flutuante e centro de operações. Inclui plataformas de pouso, carregamento fotovoltaico e armazenamento de energia, sistemas de despacho e equipamentos de comunicação. A empresa afirma que o projeto permite a implantação sem construção em terra e pode fornecer funções de decolagem, pouso e carregamento, além de coordenar as operações com aeronaves eVTOL.
O vertiporto aquático é compatível com diversos modelos de aeronaves AutoFlight, incluindo o White Shark, de uso industrial, a aeronave de carga CarryAll, da classe de duas toneladas, e a aeronave de passageiros Prosperity, com seis lugares. Juntos, as aeronaves e o vertiporto aquático formam o que a empresa descreve como uma rede integrada de mobilidade terrestre, marítima e aérea.
A solução Sea-Air destina-se a dar suporte a uma variedade de aplicações:
• Manutenção de plataformas de energia marítima: O sistema foi projetado para melhorar a velocidade e a confiabilidade do transporte de pessoal e peças para plataformas de energia offshore, oferecendo uma opção adicional de transporte aéreo para operações de manutenção.
• Resposta a emergências: a combinação da capacidade de busca aérea com o uso de aeronaves eVTOL visa reduzir o tempo de resposta e ampliar a cobertura para missões de emergência próximas a cursos d’água.
• Deslocamentos de alta frequência: a AutoFlight afirma que o sistema pode proporcionar mobilidade mais rápida entre áreas urbanas, costeiras e insulares, reduzindo potencialmente o tempo de viagem em comparação com o transporte terrestre.
• Turismo marítimo-aéreo: a empresa observa que o conceito introduz uma opção “voo+” destinada a apoiar os operadores turísticos que procuram adicionar transporte aéreo a destinos aquáticos.
• Redes de vertiportos móveis: vários vertiportos aquáticos podem ser interligados em uma rede destinada a suportar operações com múltiplas aeronaves e maior capacidade de processamento.
Mobilidade integrada de baixo carbono. O sistema foi desenvolvido em parceria com a fornecedora de baterias CATL e incorpora sistemas de energia elétrica tanto para as aeronaves quanto para os vertiportos. A empresa declarou que o objetivo é apoiar operações de aviação com menores emissões, à medida que cresce o interesse pela mobilidade elétrica.
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