
M-346 images - Le Bourget 2023 Media Kit

Áustria irá adquirir 12 M-346FA. A Áustria e a Itália finalizaram o acordo entre governos para a venda da versão de Caça e Ataque do Leonardo M-346FA (Caça de Ataque) à Força Aérea Austríaca.
O acordo segue a assinatura de uma Carta de Intenções em dezembro de 2024, como parte da intensificação da cooperação militar entre os dois países. Segundo o acordo firmado este mês, a Áustria adquirirá o Leonardo M-346FA, a variante de caça leve do jato de treinamento avançado M-346A Master. A escolha da variante FA permite ter uma aeronave com capacidade de combate, que também preserva a função de treinador avançado.
Conforme o documento divulgado pelo Ministério da Defesa italiano, o pacote solicitado pela Áustria inclui:
Embora a intenção de integrar o míssil ar-ar de curto alcance IRIS-T (InfraRed Imaging System Tail-Thrust Vector Controlled) ao M-346 já fosse conhecida, a possível integração de um pod de contramedidas eletrônicas foi mencionada anteriormente, sem referência a um sistema específico.
A Elbit afirma que o pod SPEAR AECM é uma solução modular que pode fornecer capacidades de autoproteção, ataque eletrônico e reconhecimento com o uso de memória digital de radiofrequência (DRFM) e transmissores de matriz de fase de estado sólido (SSPA).
Como o contrato continua em negociação, o valor do pacote não foi divulgado. O documento também menciona que a cooperação pode se expandir no futuro, incluindo o desenvolvimento do M-346, seus sistemas de armas, suporte e treinamento, por meio do uso de novas tecnologias e Inteligência Artificial (IA).
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS