

Áustria desativa seu primeiro C-130K e firma acordo com Portugal até chegada do C-390 Millennium. A Força Aérea da Áustria desativou na quinta-feira (20), o primeiro de três envelhecidos C-130K Hércules, enquanto aguarda o recebimento dos novos Embraer C-390 Millennium.
O último voo do C-130K, matrícula 8T-CA, foi entre a Base Aérea de Vogler e o Aeroporto Internacional de Wiener Neustadt, onde será parcialmente desmontado com a remoção dos motores e outros componentes reutilizáveis. A fuselagem será utilizada para treinamento das Forças Especiais.
De acordo com o Ministério de Defesa da Áustria, o segundo C-130K será aposentado no final de 2027, enquanto o terceiro deverá permanecer disponível até 2030. A chegada do primeiro de quatro novos Embraer C-390 Millenium encomendados pela Áustria, é prevista para 2028.

C-130K Hércules
Em 2003, a Áustria comprou três Lockheed Martin C-130K Hércules da Royal Air Force (RAF), fabricados no final da década de 1960. Matriculados 8T-CA, 8T-CB e 8T-CC, esse trio formou por mais de duas décadas a espinha dorsal do transporte tático pesado da Áustria. Porém, com quase 60 anos em serviço, essas aeronaves estão chegando no final da vida útil.
Solução provisória
No período que permanecerá com apenas dois C-130K operacionais, a Força Aérea Austríaca firmou uma parceria estratégica com a Força Aérea Portuguesa para suprir suas necessidades eventuais de transporte tático pesado.
“Com as aeronaves se aproximando do fim da vida útil, o primeiro C-130 foi desativado. Prolongar sua vida útil seria significativamente mais caro do que a solução provisória firmada com Portugal”, afirmou Klaudia Tanner, Ministra da Defesa da Áustria. “A cooperação garantirá que todas as missões de transporte serão cumpridas sem restrições pelos próximos anos”, complementou a ministra.
C-390 Millenumm
Em 2024 a Áustria e a Holanda assinaram um contrato conjunto com a Embraer, envolvendo a aquisição de nove modernos aviões de transporte multimissão C-390 Millennium (04 para a Áustria e 05 para a Holanda). A previsão é que o a Áustria receba o primeiro C-390 em 2028 e a última aeronave em 2030.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO