Áustria de olho no Leonardo M-346. A Áustria analisa uma oferta do governo italiano para uma possível aquisição de aeronaves de treinamento avançado e ataque leve Leonardo M-346. A informação foi divulgada pela ministra da Defesa austríaca, Klaudia Tanner, a qual classificou a proposta como “interessante”.
Os novos M-346 cobriram a lacuna deixada pelos Saab 105, aposentados há cerca de quatro anos, após cumprir mais de meio século de operação na Força Aérea Austríaca (AAF). Ponto a favor da fabricante de aeronaves italiana Leonardo, é que a Áustria já seu cliente desde 2021, quando encomendou os primeiros helicópteros AW169M de um total de 36 unidades adquiridas.
Desde a desativação dos Saab 105, a Força Aérea da Áustria forma os seus pilotos de caça na Escola Internacional de Treinamento de Voo (IFTS) mantida pela Aeronáutica Militare Italiana (AMI) em conjunto com a Leonardo na Sardenha. O M-346 é o principal vetor de treinamento do IFTS, outro ponto a favor do jato.
A quantidade de aeronaves não foi revelado, mas especialistas da European Security & Defense sugerem um número em torno de 12 unidades.
O Leonardo M-346 é uma aeronave de treinamento avançado e ataque leve baseada no
russo Yak-130, pois em sua gênese fez parte de uma iniciativa conjunta entre então Alenia Aermacchi (atual Leonardo) e empresa russa Yakolev. Durante a feira aeronáutica de Farnborough 2024, realizada no mês de julho no Reino Unido, a Leonardo apresentou um pacote de aprimoramentos e melhorias elevando o M-346 ao padrão Bloco 20 (leia mais).
Com mais de 100 unidades entregues para algumas das mais importantes Forças Aéreas, entre as quais Itália, Israel, Polônia, Singapura, Catar e Grécia, o M-346 se tornou um dos principais vetores de treinamento avançado para pilotos de caça no mundo.
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