Entre 12 e 19 de março, a Royal Australian Air Force (RAAF) leiloará o segundo lote de aeronaves de treinamento Pilatus PC-9/A, juntamente com lotes de peças de reposição.
Os PC-9/A chegaram na RAAF em 1987, com os primeiros voos de treinamentos acontecendo dois anos depois. A Austrália operou 67 PC-9, sendo duas aeronaves construídas na fábrica suíça, dezessete enviados para a Oceania sob forma de kits (CKD), e os 48 restantes totalmente construídos sob licença pela Hawker de Havilland Austrália. Durante 30 anos os Pilatus treinaram milhares de pilotos da RAAF, Exército e Marinha Australiana.
Os PC-9/A foram operados pela Central Flying School (CFS), de East Sale, pela 2nd Flying Training School (2FTS), de Pearce, e pelo Squadron 4 em Williamtown, no papel de Controle Aéreo Avançado e Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronaves (ARDU) em Edimburgo. Além da missão de treinamento de novos pilotos, a 2FTS também foi responsável pela Equipe de Demonstração Aérea “The Roulettes”, cabendo a essa unidade encerrar as atividades dos Pilatus, em dezembro de 2019.
Os PC-9/A foram substituídos por 49 aeronaves novos Pilatus PC-21 no projeto AIR5428 Pilot Training System. Os dois primeiros chegaram na Austrália em março de 2017, e o último foi aceito no início de dezembro de 2019. O PC-21 será a espinha dorsal da formação avançado dos pilotos da Força de Defesa Australiana (ADF).
O primeiro lote com 18 PC-9A australianos, foi leiloado em março de 2020. A venda das aeronaves e peças sobressalentes está sendo realizada pela Australian Frontline Machinery, em conjunto com a empresa de leilões de Pickles. O lote que será leiloado no próximo mês é composto por oito aeronaves.
@FFO