Austrália envia P-8A para monitorar Coréia do Norte. A Força Aérea Real Australiana (RAAF) irá deslocar um dos seus aviões de vigilância marítima P-8A Poseidon para monitorar atividades marítimas ilícitas, incluindo transferências entre navios com embarcações de bandeira norte-coreana, proibidas pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (UNSCR). A informação foi divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores do Japão.
Essas resoluções do Conselho de Segurança da ONU têm como objetivo fazer com que o governo norte-coreano não avance no seu programa de desenvolvimento de armas nucleares, bem como promova a destruição dos seus mísseis balísticos.
“O Japão saúda as atividades do ponto de vista de garantir a implementação efetiva das UNSCR relevantes, mantendo a solidariedade da comunidade internacional para que a Coreia do Norte desative e inutilize completamente todas suas armas de destruição em massa, incluindo os mísseis balísticos de todos os alcances”, disse o comunicado do ministério japonês.
Esta será a 11ª implantação da RAAF na fiscalização das resoluções da ONU e, como de costume, o Poseidon australiano ficará sediado na Base Aérea de Kadena, Japão, de onde partirá para missões de patrulha de vigilância marítima em águas internacionais no Norte da Ásia.O P-8A da RAAF permanecerá em missão no Japão a partir desse mês de fevereiro até março.
A Guarda Costeira do Japão e a Força de Autodefesa Marítima do Japão também trabalhará junto com as nações aliadas nas atividades de coleta de informações para embarcações suspeitas de violar as UNSCR.
Atualmente a frota da RAAF é composta por uma dúzia de Boeing P-8A Poseidon, matriculados de A47-001 à A47-012, reunidos no 11 Squadron, sediado na Base Aérea de Edimburgo, região de Adelaide.
@FFO