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Austrália se prepara para a temporada de incêndios florestais 2020-2021

23 de outubro de 2020
Bomber 137, da Coulson Aviation, despejando a carga de líquido retardante (Foto: Coulson).

Os Bombeiros Florestais australianos esperam ter pelo menos seis grandes aviões-tanque, e dez helicópteros pesados, para a temporada de incêndios florestais 2020-2021.

Os Estados e Territórios Australianos criaram em julho de 2003, o National Aerial Firefighting Centre (NAFC), que oferece suporte no combate aos incêndios florestais em todo o país, coordenando a aquisição, contratação, alocação e disponibilidade das aeronaves, que atuam em regime de prontidão operacional. A frota é acionada mediante a solicitação dos órgãos de emergência estaduais e territoriais, além das agências de gestão rural espalhadas em toda a Austrália.

A frota de aeronaves de grande porte, prevista para atemporada 2020-2021:

Boeing 737-300WL, N138CG # Bomber 138, da NSWRFS, baseado em Richmond, NSW;
Boeing 737-300WL, N137CG # Tanker 137, da Coulson, baseado em Richmond, NSW;
DHC-8, C-FFQE # Bomber 141, da FieldAir/Conair, baseado em Bundaberg, Queensland;
Avro RJ85, C-GVFT # Bomber 166 (Tanker 166), da FieldAir/Conair, baseado em Dubbo, New South Wales;
Avro RJ85, C-GVFK # Bomber 391, da FieldAir/Conair, baseado em Avalon Victoria;
Lockheed C-130Q, N130FF # Bomber 390 (Tanker 131), da Coulson, baseado em Avalon Victoria.

Bomber 138 da New South Wales Rural Fire Service, em nova pintura, pousando em Camberra em dezembro de 2019 (Foto: Darren Crick).

Entre as aeronaves de asas fixas, está o Boeing 737, N138CG #Bomber 138, pertencente ao New South Wales Rural Fire Service (NSWRFS), do Governo do Estado de New South Wales. Ele foi adquirido em 2019 da empresa especializada Coulson Aviation, e recentemente recebeu uma nova pintura, baseada no padrão dos protótipos da Boeing. A repintura teria sido necessária por conta dos danos na camada de tinta anterior, causado pelos constantes voos a baixa altura sobre áreas de calor excessivo, durante a movimentada temporada 2019-2020. Cada 737-300 Fireliner, pode levar pouco mais de 15 mil litros de líquido retardante, que são lançados sobre os focos de incêndio.

A frota de asas rotativas dos bombeiros terá seis helicópteros Erickson Air-Crane, com o primeiro chegando na Austrália em 12 de outubro, a bordo de um Antonov 124-100. Assim como o primeiro, todos os demais virão da Grécia, onde estavam combatendo incêndios. Os Air-Cranes serão distribuídos conforme:

N189AC, HT730 “Gypsy Lady”, ficará em Bankstown, New South Wales;
N247AC, HT739 “Jerry”, ficará em Bankstown, New South Wales;
N154AC, HT341 “Georgia Peach”, ficará em Essendon, Victoria;
N194AC, HT342 “Delilah”, ficará em Moorabbin, Victoria;
N218AC, HT743 “Elsie”, ficará em Brukunga (Adelaide Hills), So. Austrália;
N243AC, HT740 “Marty”, ficará em Serpentine (Perth), Austrália Ocidental.

Air Crane, N189AC “Gypsy Lady”, desembarcando em Melbourne em 12 de outubro, procedente da Grécia (Foto: Chris Matei).

O Serviço de Incêndio Rural de New South Wales (NSW RFS), comprou dois novos helicópteros Bell 412, sendo o primeiro recebido em Richmond, no dia 15 de setembro, sendo transportado por um C-17A da Força Aérea Real Australiana (RAAF), desde Vancouver, Canadá. Ainda serão arrendados da Coulson Aviation, três Sikorsky S-61N e um Sikorsky S-76B (para vigilância noturna), baseados em Colac, Mansfield e Ballarat, todos no Estado de Victoria. Além disto, existe uma quantidade significativa de helicópteros menores, espalhados em várias cidades australianas.

Conforme a previsão do Centro de Pesquisa Cooperativa de Incêndios Florestais e Perigos Naturais, pelos próximos dois meses, a grande parte da Austrália terá uma temporada de incêndios menos agressiva do que a média.

O C-17 da RAAF, transportou o novo helicóptero Bell 412 do NSW RFS, que é visto desembarcando em Richmond, NSW (Foto: RAAF).

@FFO

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