Austrália: sai o disfuncional MRH-90 e volta o operacional Black Hawk. A paciência australiana com os helicópteros NHI (Airbus) MRH-90 Taipan acabou de vez. O Departamento de Defesa da Austrália vai se desfazer de toda a sua frota de helicópteros Taipan, uma década antes do previsto, e substituí-los por novos Black Hawks e Seahawks. Motivo: eles são disfuncionais, inseguros para voar e não cumprem a missão.
O ministro da Defesa, Peter Dutton, anunciou dia 9 que o Australian Army seguirá a mesma decisão da Royal Australian Navy de substituir seus MRH-90 Taipan, produzidos localmente, por helicópteros da Sikorsky Black Hawk, em uma atitude que deve custar bilhões de dólares.
O helicóptero, que recebeu o nome Taipan, em homenagem a uma cobra venenosa australiana, se mostrou impossível de operar com eficácia, apresentando vários problemas desde a sua chegada em 2007. O governo decidiu substituí-lo pelo UH-60M Black Hawk. Ironicamente, o Taipan foi adquirido para substituir os Black Hawks mais antigos do Australian Army, que atualmente tem 41 Taipans em serviço, operados de Townsville (5th Aviation Regiment – AVN) e Oakey em Queensland (Army Aviation Training Centre). Já os seis Taipans da Marinha são designados ao 808 Sq, mas estariam fora de serviço.
Os helicópteros MRH-90 estão em serviço desde 2007 e, apesar de algumas vantagens de desempenho em relação ao Black Hawk, eles têm sido afetados por baixa disponibilidade e problemas diversos.
“O desempenho do MRH-90 Taipan tem sido uma preocupação contínua e bem documentada para [o Ministério da Defesa australiano] e tem havido um esforço significativo com grandes despesas para tentar remediar esses problemas. É extremamente importante que haja um helicóptero utilitário seguro, confiável e capaz disponível para nossos militares e mulheres no futuro, com custos operacionais razoáveis e previsíveis”, disse Peter Dutton.
O Departamento de Defesa estimou que o custo total do programa MRH-90 ultrapassaria US$ 15 bilhões, quando os helicópteros fossem desativados em 2037. Porém, apesar disto, ele sempre permaneceu na lista de “projetos preocupantes”. No início deste ano, o departamento revelou que estava gastando mais de US$ 37 milhões para alugar helicópteros civis em Townsville para manter a capacidade enquanto solucionava problemas de longa data com o Taipans MRH-90. Em julho deste ano os NRH-90 ficaram proibidos de voar por problemas definidos pela Defesa Australiana, como catastróficos.
No ano passado, a Defesa também admitiu que a porta de seus Taipans multifuncionais era estreita demais para permitir que seu canhão disparasse enquanto as tropas desciam da aeronave. Durante uma visita ao Victoria Barracks de Sydney, Dutton irá confirmar que o Governo decidiu retirar os 41 Taipans do Exército e seis da Marinha. Fontes da defesa afirmam que a Airbus foi recentemente informada da decisão da Austrália e que o governo contatou os Estados Unidos para comprar até 40 Black Hawks para o Exército. Em outubro já havia sido formalizada a aprovação americana para compra de 12 Seahawks para a Marinha.
É verdade que até aqui, a Austrália solicitou apenas informações do governo dos EUA sobre o UH-60M como uma alternativa ao MRH-90. Mas, salvo alguma reversão com intervenção da Airbus, parece bastante óbvio que o destino do Taipan está selado. Além disso, o novo Black Hawk proporcionaria uma economia de cerca de US$ 1,8 bilhão ao contribuinte até 2037.
O desmantelamento de helicópteros Airbus ocorre apenas três meses depois que o governo de australiano cancelar o programa de submarinos da classe French Attack de US$ 90 bilhões em favor da aquisição de submarinos nucleares sob o acordo AUKUS com o Reino Unido e os Estados Unidos.
Não é só os australianos que tem se queixado do MRH-90 ou NH-90 na Europa. Bélgica e mais recentemente a França através Marinha Francesa, também enfrentaram problemas com os helicópteros NHIndustries NH-90 Cayman. que apresentam baixíssima disponibilidade.
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