Austrália revelou Esquadrão que irá operar os novos UAS MQ-4C Triton. A Força Aérea Real da Austrália (RAAF) revelou que reativará o Esquadrão Nº 9 (9 Sq) com os novos Sistemas Aéreos Não Tripulado (UAS) Northrop Grumman MQ-4C Triton. Uma maquete da aeronave, com as cores e marcas da Unidade, foi exposta durante o Avalon Airshow 2023.
Em 2014 a Austrália anunciou a encomendou de seis MQ-4C Triton, com as primeiras aeronaves sendo recebidas em meados de 2023 e entrando em operação até 2025. Os UAS do tipo HALE (High Altitude Long Range Endurance), serão operados pelo 9Sq sediado na Base RAAF de Edimburgo, no estado de South Australia.
Conforme noticiamos em 14 de setembro do ano passado, a Northrop Grumman apresentou o primeiro UAS MQ-4C Triton da RAAF, em uma cerimônia realizada nas instalações de Palmdale, Califórnia.
Criado em 1939, o Esquadrão Nº 9 tem fortes tradições marítimas, tendo operado com aeronaves anfíbias Supermarine Seagull embarcadas nos cruzadores da Marinha Real Australiana (RAN), até ser encerrado em 1944. Foi reativado em 1962, inicialmente como um Esquadrão de Busca e Salvamento (SAR), mas passou a realizar missões de transporte aéreo para o Exército Real Australiano com helicópteros Bell UH-1 Iroquois, inclusive tendo participado da Guerra do Vietnã entre 1966 e 1971.
Em 1988 o Esquadrão foi reequipado com o Sikorsky S-70A Black Hawk, tendo operado esses helicópteros até seu novo fechamento em 1989, três anos depois que o governo australiano decidiu que a RAAF deveria transferir seus helicópteros de combate para o Exército.
Com a chegada do 9 Sq, a RAAF contará com três unidades marítimas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). As outras são o 10 Sq “Strike First”, equipado com a aeronave de coleta de inteligência eletrônica Lockheed AP-3C (EW) Orion, e o 11 Sq “Shepherd or Destroy” com seus P-8A Poseidon de patrulha marítima. Os AP-3Cs serão substituídos pela nova aeronave Gulfstream MC-55A Peregrine, que está sendo convertida para a função ISR e Guerra Eletrônica (ISREW) pela L3 Harris nos EUA.
Fonte: Australian Defence
@FFO