Austrália reestrutura operações da frota C-27J Spartan da RAAF. O Departamento de Defesa Australiano (DoD) está ampliando o apoio à operações de socorro humanitário, desastres e resposta à crise, com a reorganização estrutural da frota de aeronaves Leonardo C-27J Spartan da Real Força Aérea Australiana (RAAF).
O DoD irá reestruturar o papel dos bimotores Spartan australianos, visando melhorar a sua atuação na resposta às necessidades de ajuda humanitária e de emergência em caso de desastres naturais no país. Além disto, será ampliado o alcance do C-27J na região Indo-Pacífico, e nas missões de mobilidade aérea e logística para as Forças de Defesa Australiana.
O Comandante da RAAF, Marechal do Ar Mel Hupfeld, AO, DSC, disse que as capacidades do Spartan estavam alinhadas com os objetivos estratégicos militares de defesa e proteção do território australiano, respondendo com força militar, quando necessário.
“O Spartan demonstrou as suas capacidades específicas durante os incêndios florestais na Austrália de 2019/20 ao evacuar com segurança 2.400 cidadãos de comunidades afetadas pelo fogo, além de reabastecer as comunidades remotas que eram inacessíveis por aeronaves maiores, transportando cerca de 300.000 kg de carga”, disse o marechal Hupfeld. “O Spartan conduziu essas missões em um alcance que excedeu a capacidade dos helicópteros de Defesa por causa de sua flexibilidade e das características operacionais inerentes de uma aeronave tática leve de asa fixa”, completou o Oficial da RAAF.
O Chefe de Capacidade da RAAF, Vice-Marechal do Ar Cath Roberts, AM, CSC, destacou a contribuição do Spartan para a resposta de contingência do ADF e seu valor em fornecer assistência aos países vizinhos da região.
“O uso do Spartan em exercícios como Arnhem Thunder e Talisman Saber para entregar suprimentos nas bases aéreas expedicionárias, mostrou toda sua capacidade de alcançar locais remotos e austeras”, disse o Vice-Marechal Roberts. “Recentemente eles também transportaram suprimentos e equipamentos médicos para Port Moresby, afim de ajudar Papua Nova Guiné na luta contra o COVID-19; além de contribuir para o apoio da Austrália à segurança marítima regional e proteção da pesca em alto mar por meio de implantações nas Operações Resolute e Solania”, completou o Vice-Marechal.
A RAAF possui uma frota de 10 Leonardo C-17J Spartan, matriculados de A34-001 à A34-010, recebidos à partir de 2015 e reunidos no 35 Squadron da Base de Amberley.
A redefinição do papel do C-27J garantirá que o DoD ofereça uma capacidade de transporte aéreo que atenda aos requisitos da Austrália, fornecendo suporte vital para a nação e nossa região próxima.
Fonte: RAAF