O Ministério de Defesa da Austrália divulgou nesta segunda-feira (21), que a Royal Australian Air Force (RAAF) recentemente aceitou o trigésimo F-35A Lightning II na fabrica da Lockheed Martin, em Austin, no Texas/USA.
No recebimento de cada avião, a RAAF realiza uma série de testes pré-aceitação que envolvem desde a linha de produção, até os voos de experiências para checagem dos sistemas e a certificação se estão de acordo com o contratado.
O Líder do Esquadrão de F-35A, Brook Porter, está terminando o seu período de três anos no Joint Strike Fighter Branch no Capability Acquisition and Sustainment Group, onde esteve envolvido na aceitação de 28 aeronaves F-35A, disse que “trabalhando com partes interessadas locais e internacionais, esta equipe foi essencial para os trâmites logísticos no transporte da maioria dessas aeronaves dos EUA para a Austrália”.
“É gratificante fazer parte da equipe que estabelece a futura capacidade de combate aéreo da Austrália. É muito maior do que simplesmente entregar uma aeronave, é permanecer vigilante e seguir a nossa abordagem de ‘cliente inteligente’. Isso significa que estamos constantemente fazendo perguntas para garantir uma boa relação custo-benefício, à medida que nos esforçamos para oferecer a capacidade de caça a jato de quinta geração da Austrália ”.
O Diretor Geral do Joint Strike Fighter Branch, Air Commodore Damien Keddie, disse que o trabalho de receber e transportar cada um dos jatos para a Austrália é um case de colaboração internacional. “Estou orgulhoso da forma como a equipe se reuniu, particularmente durante a pandemia global, para encontrar soluções inovadoras para problemas que poderiam ter nos impedido de chegar a 30 aeronaves na frota”, disse o Comodoro Keddie.
O F-35A Lightning II é o primeiro caça de quinta geração da RAAF, reconhecido por suas capacidades de ser uma aeronave furtiva, supersônica e multifuncional altamente avançada, que atenderá aos requisitos da Austrália para combater eventuais ameaças. Em 2009 o governo australiano anunciou a escolha do F-35A Lightning II para substituir a sua frota de F/A-18 Hornet.
O contrato envolve a aquisição de 72 aeronaves F-35A para três esquadrões operacionais na Base RAAF Williamtown e Base RAAF Tindal, além de um esquadrão de treinamento na Base RAAF Williamtown. A primeira aeronave F-35A australiana foi recebida em dezembro de 2018, e a última das 72 prevista para 2023.
@FFO