Austrália recebe mais dois Chinook. A Austrália recebeu no dia 23 de junho mais dois helicópteros Boeing CH-47F Chinook, que foram entregues na Base Aérea do Royal Australian Army (RAAF) de Townsville. Com estas duas aeronaves, a frota de CH-47F para 14 unidades.
O ministro da Indústria de Defesa da Austrália, Pat Conroy, afirmou que os dois Chinooks adicionais fazem parte do investimento de A$ 595 milhões do governo australiano para ampliar a capacidade de transporte aéreo pesado do Exército Australiano. Os dois CH-47F matriculados A15-3012 e A15-3014 foram entregues ao 5th Aviation Regiment (AVN).
A Austrália adquiriu quatro helicópteros de carga pesada da Boeing sob um acordo assinado em 2021. Os dois primeiros foram entregues em julho do ano passado, complementados pelos dois de hoje Isso significa que a Austrália recebeu os quatro helicópteros adicionais menos de um ano após a assinatura do contrato. Às duas últimas fuselagens se juntaram aos 12 helicópteros de transporte médio CH-47F Chinook (A15-301 a A15-3012) do Comando de Aviação do Exército Australiano, operados pelo Esquadrão C do 5º Regimento de Aviação.
“O governo australiano está demonstrando seu compromisso com o fortalecimento da capacidade de defesa para preparar nosso ADF para o futuro”, disse o ministro Conroy. “O Chinook é o maior helicóptero de defesa, que tem sido fundamental em missões recentes, incluindo a Operação Bushfire Assist em 2019 – 20, a Operação Tonga Assist em 2022 e a Operação Queensland/New South Wales Flood Assist em 2022”, completou.
A indústria de defesa da Austrália continuará desempenhando um papel fundamental no apoio à crescente frota Chinook, com US$ 69,5 milhões adicionais investidos na economia australiana nos próximos 20 anos, acrescentou o ministro Conroy.
O CH-47F é a verão mais recente do clássico Chinook, incorporando recursos operacionais avançados fornecidos pelo cockpit do sistema de arquitetura de aviônica comum com um sistema de controle de voo automático digital integrado. O sistema de arquitetura de aviônicos comum também se alinha com o Exército dos EUA e outros aliados, melhorando a interoperabilidade global e as características de manuseio de voo.
@CAS