Em 22 de outubro de 2020 o Governo da Austrália formalizou um pedido de cotação de preço e disponibilidade visando a compra de helicópteros Sikorsky HH-60W Jolly Green II ou MH-60M Black Hawk via Foreign Military Sales (FMS), para equipar as forças espaciais do Exército Australiano.
Esta decisão sugere claramente que o NHi NH90 que é designado localmente MRH90 Taipan [MRH-90 = Multi-Role Helicopter 90] não serve para a missão.
Adquiridos em 2006 com objetivo de unificar a frota de helicópteros das Forças de Defesa Australianas, os 46 MRH90 Taipan vieram para substituir os Black Hawks do Exército e os Westland Sea King da Marinha. Empregados pela Marinha e pelo Exército, na prática eles nunca foram unanimidade, apresentando vários problemas técnicos e até a perda de uma aeronave for falha mecânica. Em julho de 2014, o Australian National Audit Office divulgou um relatório sobre o MRH90, citando uma série de erros de aquisição e deficiências de desenvolvimento que atrasaram a capacidade operacional final (FOC), originalmente planejada para aquele mês, mas que não seria possível antes de abril de 2019, isto é, quase cinco anos depois do planejado.
Em 2019 o Exército se dedicou a equipar um regimento de aviação voltado para atuar junto as forças especiais. Estes helicópteros substituíram os velhos Sikorsky S-70A Black Hawk no 6º Regimento de Aviação (6th AVN), que foram desativados. Está unidade sediada em Luscombe, NSW (YSHW) realiza tarefas de apoio às atividades do Comando de Operações Especiais do Exército Australiano e, para isto, utiliza 12 helicópteros MRH90 especialmente adaptados para este tipo de operação distribuídos no 171 Avn Sqn e no 173 Avn Sqn. Os dois primeiros helicópteros foram entregues em 1º de fevereiro de 2019 e, nos meses seguintes, substituíram sucessivamente os últimos helicópteros S-70A do Australian Army. Porém, eles não se adaptaram a missão, tendo diversos problemas que vão desde portas pequenas para missões de assalto a até falhas mecânicas graves.
A iniciativa de comprar os MH-60M Black Hawk ou a mais nova versão – o HH-60W Jolly Green II deve-se em parte à avaliação negativa dos seis auditores do Exército a respeito do papel do Taipan no apoio às forças especiais. Embora ele tenha maior alcance, velocidade, carga útil e autonomia que os S-70A, houve problemas de interoperabilidade com as forças aliadas e questões como o encaixe apropriado de armas para atiradores laterais e de ancoragem dos sistemas de rapel. Afora isto, a disponibilidade é abaixo do necessário, com muitas panes recorrentes.
@CAS