Austrália moderniza banco de provas dos motores GE F414. O Ministério de Defesa da Austrália anunciou o projeto para atualizar as células de manutenção e testes dos motores General Electric F414 que equipa as aeronaves F/A-18 Super Hornet e EA-18 Growler da Força Aérea Real Australiana (RAAF). O projeto será implementado pela empresa TAE Aerospace.
A TAE Aerospace atualizará o sistema de testes dos banco de provas dos motores F414, incluindo softwares e hardwares do sistema de controle e aquisição de dados (CDAS), que está chegando ao fim de sua vida útil.
O projeto atualizará o CDAS tanto na célula principal de testes dos motores, sediada na Base da RAAF em Amberley, bem como da célula de teste de backup situada na Base da RAAF em Williamtown. Os trabalhos manterão a redundância na capacidade de testes do motores F414 na Austrália. O projeto deverá ser concluído até meados de 2025.
“A TAE está extremamente orgulhosa por ser contratada pela Defesa australiana para entregar este projeto de atualização do sistema de teste e, ao fazê-lo, garantirá o futuro da capacidade de teste do motor F414 na Austrália”, disse o CEO da TAE, Andrew. Sanderson.
A TAE já havia concluído uma grande modificação nas instalações de testes de motores da RAAF em Amberley em 2021, o que permitiu que os motores F135 dos caças de quinta geração F-35 Joint Strike Fighter fossem testados na Austrália.
“As atualizações abrangentes do sistema da TAE garantirão agora que essas instalações críticas de testes de motores permaneçam confiáveis e sustentáveis para apoiar nossas capacidades de combate aéreo durante a próxima década”, disse Val Lawson, diretor de serviços de habilitação do Escritório do Programa de Sistemas de Combate Aéreo e Ataque Eletrônico.
@FFO