O Departamento de Defesa da Austrália (DoD) divulgou em 30 de dezembro, que irá adquirir mais dois Boeing P-8 Poseidon de patrulha marítima (MPA), elevando a frota para 14 unidades. O governo também aprovou financiamento para a aquisição de três aeronaves não-tripuladas (UAV) Northrop Grumman MQ-4C Triton.
A Ministra da Defesa, Senadora Linda Reynolds, disse que o anúncio faz parte do investimento de US$ 270 bilhões do governo australiano, na área de defesa para a próxima década.
“Juntos, o Poseidon e o Triton fornecerão à Austrália uma das mais avançadas capacidades de patrulha marítima e resposta do mundo. O Poseidon tem uma capacidade comprovada em missões que incluem guerra antisubmarinos, inteligência, vigilância marítima e terrestre, reconhecimento e apoio a missões de busca e salvamento”, ressaltou a Ministra Reynolds.
Os doze P-8A Poseidon da Real Força Aérea Australiana (RAAF), matriculados de A47-001 à A47-012, são operados pelo Esquadrão 11 (11 Sq), da Ala 92 (92 Wg), sediado na Base Aérea de Edinburgh (YPED), próximo a Adelaide, sul do país. Por características geográficas do seu território insular, essas aeronaves aumentarão a capacidade e flexibilidade da RAAF em operações de vigilância e patrulha marítima nas águas territoriais e no continente australiano.
A RAAF trabalha em conjunto com a U.S. Navy (USN) no projeto de integração do Míssil Antinavio de Longo Alcance AGM-158C (LRASM) com as aeronaves MPA Poseidon, o que ampliará a capacidade de proteção marítima, contra eventuais embarcações inimigas. Os novos P-8 Poseidon serão adquiridos por meio do Programa de Cooperação existente com a USN, o que permite que a Austrália compartilhe a experiência americana na operação destas aeronaves, bem como divida os custos do projeto.
@FFO