Austrália, EUA e Reino Unido assinam acordo conjunto sobre o E-7A Wedgetail. Os Comandantes das Forças Aéreas da Austrália (RAAF), Estados Unidos (USAF) e do Reino Unidos (RAF), recentemente assinaram uma declaração de apoio conjunto para trabalhar de forma colaborativa no desenvolvimento das aeronaves E-7A Wedgtail de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C).
O documento foi assinado pelo Marechal Sir Rich Knighton, Comandante da RAF; General CQ Brown, Jr., Comandante da USAF e pelo Marechal do Ar Robert Chipman, Comandante da RAAF, em cerimônia realizada durante o Royal International Air Tattoo (RIAT) na Base Aérea da RAF, em Fairford, Gloucester, Reino Unido.
O acordo trilateral é um compromisso de trabalho conjunto para benefício mútuo, por meio da cooperação relacionada ao desenvolvimento e aprimoramento operacional, de suporte, treinamento e segurança das aeronaves Wedgetail AEW&C.
“A assinatura desta declaração conjunta por nossas três Forças Aéreas é uma excelente oportunidade que nos permitirá trabalhar em colaboração para desenvolver nossas frotas Wedgetail para garantir que elas permaneçam prontas para fornecer Alerta Aéreo Antecipado e Controle conforme as ameaças e desafios que enfrentamos. mudança”, disse Knighton (RAF).
“Colaboração e interoperabilidade são essenciais para nossa vantagem de combate. Assinar esta declaração conjunta representa mais um passo no compromisso duradouro e de longo prazo que temos com o futuro e com a segurança de nossos três países. A relação entre o Reino Unido, a Austrália e os Estados Unidos está mais robusta do que nunca e compartilhamos uma compreensão mútua dos desafios que enfrentamos no domínio aéreo e da necessidade de enfrentá-los”, disse Brown (USAF).
“Esta declaração conjunta é uma prova do relacionamento próximo compartilhado historicamente por nossas três Forças Aéreas. Estou ansioso para continuar nossos interesses conjuntos nesta capacidade versátil e impressionante”, disse Chapman (RAAF).
O Boeing E-7A Wedgetail é uma das mais avançadas plataformas AEW&C do mundo. Os atuais operadores do E-7A são: RAAF (06 aeronaves); RAF (03 em produção); USAF (02 encomendados para avaliação); Coréia do Sul (04); e Turquia (04).
Fonte: USAF
@FFO