• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Austrália descarta o MQ-9B SkyGuardian

7 de abril de 2022
Austrália descarta o MQ-9B Sky Guardian (Arte: GA-ASI).
Austrália descarta o MQ-9B SkyGuardian (Arte: GA-ASI).

Austrália descarta o MQ-9B SkyGuardian. O governo da Austrália oficialmente cancelou seu Project Air 7003, que previa a aquisição entre 12 e 16 UAV General Atomics Aeronautical Systems, Inc MQ-9B Sky Guardian para reforçar as capacidades ISR do país. 

A Austrália descartou seu Projeto Air 7003, um programa multimilionário, voltado para missões inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR –  Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) tanto para missões em ambientes terrestres como marítimos, o que denota que parte dos MQ-9B teriam a configuração SeaGuardian. O programa estava avaliado em US$ 1,3 bilhão e previa que todos os 12 a 16 UAVs tipo MALE (Medium-Altitude, Long-Endurance) seriam armados. A aeronave deveria estar em serviço na primeira metade da década de 2020.

Em 1º de abril, Matt Yannopoulos, secretário associado do Departamento de Defesa (DoD), informou o Comitê de Relações Exteriores, Defesa e Legislação Comercial do Senado australiano sobre o cancelamento do projeto. Como parte do Programa de Investimento Integrado da Austrália (IIP –  Integrated Investment Program), o Projeto AIR 7003 Fase 1 deveria dar à Real Força Aérea Australiana (RAAF- Royal Australian Air Force) uma combinação de capacidades, incluindo ISR persistente, guerra eletrônica e capacidade de ataque de precisão de curto alcance em tanto em terra como no mar.

Segundo o DoD da Austrália “aproximadamente AUD 10 milhões [US$ 7,4 milhões] foram gastos no projeto antes de seu cancelamento”. A General Atomics Aeronautical Systems, Inc (GA-ASI), que fabrica o MQ-9B SkyGuardian, confirmou o cancelamento do programa.

Em um comunicado, David R Alexander, presidente da GA-ASI, descreveu a medida como “decepcionante por várias razões”. Ele acrescentou que a decisão vem após “quase uma década de esforços para a aquisição”.

Falando a Janes , um porta-voz do DoD disse que a decisão foi tomada com base na necessidade de priorizar a segurança cibernética.

“A defesa pode ajustar e redefinir as prioridades do IIP para prioridades novas e emergentes. Com base no conselho da defesa, o governo decidiu não prosseguir com o Project Air 7003”, informou o DoD Australiano.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login