A Airbus assinou recentemente um contrato para fornecer serviços de manutenção do Air Refueling Boom System (ARBS), que equipa a frota KC-30A MRTT da Royal Australian Air Force (RAAF).
Baseado no pacote de serviço digital SmartForce da Airbus, este serviço tem como objetivo auxiliar os operadores das aeronaves com a redução de custos de manutenção e melhorar a disponibilidade operacional, otimizando o diagnóstico de falhas no ARBS e tarefas de solução de problemas.
O Sistema Central de Dados desempenha um papel fundamental, pois permite que os usuários aproveitem os dados dos registros de voos obtidos pelos Sistema de Registro de Missão, e fornecendo informações sobre os eventuais problemas registrados durante as missões, bem como as ações recomendadas para os técnicos resolvê-los.
Dentro do Programa KC-30A, o Sistema de Dados Central é um desenvolvimento conjunto baseado em uma parceria bem-sucedida entre a Airbus, a Commonwealth of Australia (CoA) e a Northrop Grumman Austrália, provedor australiano para Through Life Support (TLS) do MRTT.
O futuro desenvolvimento de capacidade proposto, permitirá que os clientes que apliquem essa tecnologia à sua frota possam estender a análise ARBS a diagnósticos completos em nível de aeronave.
Stephan Miegel, Chefe de Serviços de Aeronaves Militares da Airbus Defense and Space, disse que “desde o lançamento do SmartForce em 2018, a Airbus está totalmente comprometida em apoiar as iniciativas digitais de nossos clientes. Trabalhando em colaboração com eles, assinamos cinco acordos para o co-desenvolvimento de novos serviços e tecnologias. Estamos orgulhosos de ver cada vez mais operadores militares se juntando a nós em nossa jornada digital”.
Jake Adams, Diretor do Programa KC-30A da Northrop Grumman Austrália, afirma que “a introdução do Sistema Central de Dados trouxe benefícios significativos em termos de maior disponibilidade do ARBS. O recente acordo entre a Airbus e a Northrop Grumman Australia garante que o RAAF continue a se beneficiar dessa capacidade, além de fornecer a oportunidade de colaborar e compartilhar dados e análises para aprimorar a capacidade ARBS.”
O Capitão Scott Parry, Oficial Comandante do Heavy Air Lift Systems Program Office, comentou que “o sistema de dados central oferece um benefício de capacidade significativo para a aeronave KC-30A e demonstra o forte compromisso da empresa com inovação e melhoria.”
SmartForce é um conjunto de serviços que permite aos operadores militares explorar os dados da aeronave para melhorar a solução de problemas, otimizar o esforço de manutenção, prever ações de manutenção e planejar de forma inteligente a demanda de materiais e melhorar a disponibilidade da frota. O SmartForce aproveita o novo poder da análise de big data junto com a conectividade segura para maximizar a prontidão para a missão.
@FFO