• Início
  • Assine
  • Loja Action
    • Edições Antigas
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Austrália chama de “agressiva” ação de navio espião da Marinha Chinesa

21 de maio de 2022
Austrália chama de “agressiva” ação de navio espião da Marinha Chinesa. Imagem do Haiwangxing captada pela Força Aérea Australiana (Foto: Departamento de Defesa Australiano).

Austrália chama de “agressiva” ação de navio espião da Marinha Chinesa. O ministro da Defesa da Austrália, Peter Dutton, disse na segunda-feira (16/05) que um navio de guerra da Marinha Chinesa, com capacidade de coleta de dados de inteligência, estava circulando a costa oeste do país, no que constituiu um “ato agressivo”.

O navio foi visto na manhã de domingo em direção norte, a cerca de 250 milhas náuticas de Broome, na Austrália Ocidental, e foi rastreado ao longo da costa na semana passada. A embarcação chinesa foi monitorada enquanto navegava perto da Estação Naval Harold E. Holt em Exmouth, uma base de comunicação naval ultrassecreta que apoia submarinos dos Estados Unidos e outras marinhas aliadas.

“A intenção deles, é claro, é coletar informações próximo de instalações militares e de inteligência na costa oeste da Austrália”, disse Dutton.

Não havia precedentes para um navio de guerra chinês navegar tão ao sul, e de acordo com o ministro Dutton, “as autoridades estavam de olho nele com aviões de vigilância”. Ele afirmou que queria ser aberto e honesto com os australianos sobre a situação. “Acho que é um ato agressivo”, disse o ministro.

Questionado sobre o avistamento do navio na costa australiana, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que não tinha informações sobre a situação específica, mas “a China sempre respeita a lei internacional e a prática internacional. O político australiano deve ver a situação de forma objetiva e calma, e não fazer comentários sensacionalistas”, disse o Oficial chinês aos repórteres em um briefing diário.

As tensões entre a China e a Austrália aumentaram recentemente depois que Pequim assinou um pacto de segurança com as Ilhas Salomão.

A Força de Defesa Australiana identificou o navio como um navio de inteligência auxiliar da classe Dongdiao chamado Haiwangxing.

“A Austrália respeita o direito de todos os estados de exercer a liberdade de navegação e sobrevoo em águas internacionais e espaço aéreo, assim como esperamos que outros respeitem nosso direito de fazer o mesmo. A defesa continuará monitorando a operação do navio em nossos acessos marítimos”, disse a Força de Defesa Australiana em comunicado.

Fonte: AP News

Siga-nos no Twitter @RFA_digital

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Av. das Américas, 3333, sala 817, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ – CEP 22.631-003
Editorial: [email protected]
Apoio ao Cliente: [email protected]
© Força Aérea 2021-2022. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login